Diário de São Paulo
Siga-nos

Após tensão, Bolsonaro se reunirá com Mandetta nesta quarta

O presidente Jair Bolsonaro terá uma reunião individual com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , nesta quarta-feira (8). A agenda do presidente

Após tensão, Bolsonaro se reunirá com Mandetta nesta quarta
Após tensão, Bolsonaro se reunirá com Mandetta nesta quarta

Redação Publicado em 08/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h23


Presidente manteve ministro no governo após ser convencido pela ala militar do Planalto em uma reunião com a equipe ministerial na segunda (6)

O presidente Jair Bolsonaro terá uma reunião individual com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , nesta quarta-feira (8). A agenda do presidente reserva meia hora para o ministro, a partir das 9h. Será o primeiro encontro dos dois após a tensa reunião ministerial de segunda-feira que terminou com a permanência de Mandetta no cargo após até já ter sido preparado no Planalto seu ato de exoneração.

Segundo o próprio Bolsonaro disse na semana passada, ele e seu auxiliar vem “se bicando” na crise do combate ao novo coronavírus. O principal ponto de enfrentamento é por Mandetta apoiar medidas de distanciamento social aplicadas por governadores e prefeitos enquanto o presidente defender a adoção do isolamento vertical, o que significaria restringir a circulação apenas pessoas de grupos de risco, como idosos e que tenham outras doenças.

O debate sobre o uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 é outro ponto de divergência. Bolsonaro tem feito propaganda do remédio, enquanto o ministro tem defendido a aplicação apenas para casos graves, apesar de nesta terça-feira ter ressaltado que cabe a cada médico decidir se aplica a droga a pacientes com sintomas mais leves da doença.

O presidente já afirmou que o auxiliar precisa ter mais humildade e lhe ouvir mais. No domingo, Bolsonaro disse não ter medo de usar sua caneta em relação a assessores que viraram “estrela”, em uma clara referência a Mandetta.

Na segunda-feira, um ato de exoneração do ministro foi preparado no Planalto a pedido do presidente. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e do Congresso, Davi Alcolumbre, fizeram chegar ao governo que a medida seria mal recebida.

Integrantes da ala militar também atuaram para tentar reaproximar o presidente do auxiliar. Após uma tensa reunião ministerial, Mandetta deixou o Planalto e anunciou em entrevista coletiva que continuaria no cargo. Bolsonaro, desde então, não concedeu entrevistas e não falou mais sobre a situação do auxiliar.

iG

Compartilhe  

últimas notícias