Diário de São Paulo
Siga-nos

Após temporal, moradores de parte de SP ainda enfrentam transtornos

Em toda a cidade, 68 semáforos estavam desligados por volta das 11h desta sexta-feira (21). Mais de 150 árvores caíram na região metropolitana na quinta (20)

Após temporal, moradores de parte de SP ainda enfrentam transtornos
Após temporal, moradores de parte de SP ainda enfrentam transtornos

Redação Publicado em 21/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h57


Semáforos estão apagados, bairros sem energia e árvores caídas em SP.
Chuva no Butantã atingiu 55,2 milímetros, o maior volume da cidade.

 Um dia após o temporal que atingiu a cidade de São Paulo, os moradores continuam enfrentando os transtornos causados pelo impacto da chuva desta quinta-feira (20). Além de semáforos de trânsito apagados, há falta de energia e queda de árvores em muitas regiões. Um homem morreu eletrocutado.

Em toda a cidade, 68 semáforos estavam desligados por volta das 11h desta sexta-feira (21). Mais de 150 árvores caíram na região metropolitana na quinta (20) e na sexta (21), 107 só na capital, segundo o Corpo de Bombeiros. Também caíram 808 raios na capital paulista e 1773 em toda a região metropolitana desde as 16h de quinta.

A Zona Oeste de São Paulo foi a mais afetada na quinta e segue sendo a mais prejudicada na manhã desta sexta-feira (21). Cinco bairros estão sem energia elétrica na manhã desta sexta.

– Na Rua Carlos Weber, na Vila Leopoldina, dois carros foram atingidos pela queda de uma árvore.

– Na Rua Marcelina, Na Lapa, uma árvore caiu sobre um carro.

– Na Rua John Harrison, os semáforos estão apagados.

– Nas Avenidas Vital Brasil e Professor Francisco Morato, semáforos desligados complicam o trânsito.

– Uma árvore atingiu a fiação elétrica e derrubou um poste na Avenida Bagiru, na região de Pinheiros.

– Avenida Brasil tem semáforos desligados, como o que fica no cruzamento com a Rua Colômbia.

– Queda de árvore na Rua João Moura.

– Falta de energia elétrica atinge vários trechos das marginais Tietê e Pinheiros.

-Ceagesp, maior entreposto comercial de São Paulo, está sem luz desde quinta (20).

– Chuva no Butantã atingiu 55,2 milímetros, metade do esperado para o mês. Pirituba foi a segunda região da cidade que teve o maior volume de chuva com 53,6 milímetros.

– Na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital, os moradores ficaram sem energia elétrica.

Árvore cai e derruba poste em rua na Zona Oeste de SP (Foto: Nelson Antoine/Framephoto/Estadão Conteúdo)
Árvore quebra e cai sobre carro na Zona Oeste de SP após temporal desta quinta (20) (Foto: Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo)

Árvore quebra e cai sobre carro na Zona Oeste de SP após temporal desta quinta (20) (Foto: Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo)

Temporal
Um homem morreu eletrocutado durante a forte chuva que caiu na cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (20). Ele e mais um outro rapaz foram socorridos pela Polícia Militar, após serem atingidos por fiação elétrica derrubada por uma árvore na Lapa, Zona Oeste da capital.

O temporal deixou diversas regiões em estado de atenção por cerca de duas horas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, e provocou queda de mais de 150 árvores na região metropolitana, além de inúmeros alagamentos.

A Zona Oeste foi uma das mais afetadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas teriam ficado presas em uma passagem subterrânea que ficou alagada, em frente ao Terminal da Lapa, na Zona Oeste. Por volta das 19h30, uma mulher de 33 anos foi encontrada com hipotermia no local e levada para um hospital da região.

Na Pompeia, também na Zona Oeste, carros ficaram ilhados por conta de um alagamento nas ruas Barão do Bananal e Venâncio Aires.

Em nota, a AES Eletropaulo afirma que por conta da chuva, os bairros de Pinheiros, Vila Madalena e Lapa, na Zona Oeste; Brooklin e Morumbi, na Zona Sul, estão sem luz. Equipes da concessionária atuam nestes locais para restabelecer a energia.

Em Pinheiros, a chuva derrubou o toldo do estacionamento de um mercado no Largo da Batata. Na rua Teodoro Sampaio, lojas ficaram sem luz por causa da chuva e fecharam as portas. Uma árvore caiu na Rua Cardeal Arcoverde e outra desabou em cima do muro de uma casa na Avenida Pedroso de Moraes. Às 17h52, a via tinha pontos de alagamentos e semáforos desligados.

Em nota, o Shopping Eldorado afirma que isolou parte do estacionamento, após um pedaço do gesso do teto desabar por conta da chuva. Ainda de acordo com o centro de compras, o incidente não trouxe riscos para clientes, lojistas e funcionários e que todas as lojas e serviços operam normalmente.

Por causa da chuva, os trens das linhas 7 – Rubi, 9 – Esmeralda e 10 – Turquesa da CPTM passaram a circular com intervalo maior. Às 19h50, apenas a linha 7 seguia com lentidão.

Choveu forte nos bairros de Jardim Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Sônia, Butantã e Morumbi. Também a Marginal Tietê e regiões da Zona Norte foram atingidas.

O trânsito, porém, ainda estava dentro da média para o horário, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego.

Conforme previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem compossibilidade de que novas áreas com chuva em bairros da capital. A temperatura é de 32,1ºC em média na cidade.

Segundo temporal do dia
Este é o segundo temporal que atinge São Paulo nesta quinta-feira. Pela manhã, as zonas Leste e Norte da capital, além da região central, ficaram em estado de atenção por quase uma hora na manhã desta quinta-feira (20) em razão da forte chuva que atingiu a capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o estado de atenção para alagamentos foi de 7h23 até as 8h10.

No intervalo, choveu forte na região de Santana, Jaçanã, Vila Maria, Tremembé, Vila Guilherme e Penha. Também choveu forte em alguns bairros da Zona Sul.

Nos próximos dias a previsão é de sol entre nuvens e baixos índices de umidade do ar, com algumas pancadas à tarde. Na sexta-feira (21) o tempo segue instável com sol entre nuvens. As mínimas variam entre 19°C e 32°C.

Árvore cai em cima de casa na Avenida Pedroso de Moraes, esquina com a Avenida dos Semaneiros, na Zona Oeste da cidade  (Foto: Heloisa Ferreira/Arquivo Pessoal )

Árvore cai em cima de casa na Avenida Pedroso de Moraes, esquina com a Avenida dos Semaneiros, na Zona Oeste da cidade (Foto: Heloisa Ferreira/Arquivo Pessoal )

Carros ficam ilhados em um ponto de alagamento causado pela chuva na esquina das ruas Barão do Bananal e Venâncio Aires, no bairro da Pompeia, em São Paulo (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)

Carros ficam ilhados em um ponto de alagamento causado pela chuva na esquina das ruas Barão do Bananal e Venâncio Aires, no bairro da Pompeia, em São Paulo (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)

Raio corta o céu com nuvens carregadas durante a manhã na região dos bairros de Pompeia e Lapa, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Marcelo D. Sants/FramePhoto/Estadão Conteúdo)

Pela manhã, um raio corta o céu com nuvens carregadas na região dos bairros de Pompeia e Lapa, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Marcelo D. Sants/FramePhoto/Estadão Conteúdo)

Pela manhã, um raio corta o céu com nuvens carregadas na região dos bairros de Pompeia e Lapa, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Marcelo D. Sants/FramePhoto/Estadão Conteúdo)

Compartilhe  

últimas notícias