Diário de São Paulo
Siga-nos

Após perder a liderança, São Paulo corre o risco de deixar o G-4 na próxima rodada do Brasileirão

O São Paulo corre o risco nesta semana de sair do G-4 do Brasileiro pela primeira vez desde o início de novembro. Em queda na tabela, a equipe que chegou a

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 08/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h59


O São Paulo corre o risco nesta semana de sair do G-4 do Brasileiro pela primeira vez desde o início de novembro. Em queda na tabela, a equipe que chegou a liderar o campeonato com sete pontos de vantagem pode ser ultrapassada pelo Fluminense.

Há três meses, o São Paulo era o quinto colocado, com 30 pontos e três jogos a menos do que a maioria das outras equipes – partidas do time foram adiadas para encaixar as disputas da Libertadores, da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil no calendário tricolor.

Pela 20ª rodada, a equipe venceu o Goiás em casa por 2 a 1, chegou à terceira posição e não deixou mais o grupo dos quatro primeiros.

A liderança do Brasileirão viria menos de um mês depois, ao vencer o mesmo Goiás, mas em Goiânia, num jogo que valia pela 1ª rodada do Brasileiro. A posição seria sustentada até a goleada sofrida para o Internacional, por 5 a 1, em 20 de janeiro.

De lá para cá, o São Paulo só perdeu posições e agora é o quarto na classificação, atrás também de Flamengo e Atlético-MG.

A derrocada causou a demissão do técnico Fernando Diniz – o clube ainda busca um substituto.

O São Paulo atualmente tem 58 pontos, dois a mais do que o Fluminense. Os dois times entram em campo na quarta-feira à noite.

Os paulistas recebem o Ceará no Morumbi, às 21h. Os cariocas enfrentam o Atlético-MG, no Maracanã, às 21h30.

O São Paulo, porém, tem um jogo a menos do que o Fluminense – a partida contra o Palmeiras foi adiada por que o rival viajou ao Catar para disputar o Mundial de Clubes, mas só será disputada em 19 de fevereiro.

Se o título do Brasileiro parece improvável após a série de tropeços, o São Paulo ainda precisa garantir uma vaga na Libertadores – os quatro primeiros no Brasileiro entram direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto disputam as fases preliminares.

Essa conta pode mudar caso o Palmeiras vença a Copa do Brasil. Como já tem vaga por ter sido campeão da Libertadores, a vaga de campeão da Copa do Brasil migra para o Brasileiro, com os cinco primeiros com lugar na fase de grupos do torneio continental.

Atualmente, Inter, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo estão entre os que jogariam a fase de grupos da Libertadores, além do Palmeiras. Fluminense e Grêmio disputariam a segunda fase, preliminar.

O São Paulo encara o Ceará, na quarta, com comando interino: Marcos Vizolli toca o time desde Diniz foi demitido. Ele não terá Brenner, vendido na semana passada ao FC Cincinnati, dos EUA.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias