Diário de São Paulo
Siga-nos

Após Mandetta perder apoio de militares, Bolsonaro quer forçar sua demissão

Após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), ter assumido tom de confronto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma entrevista, no

Após Mandetta perder apoio de militares, Bolsonaro quer forçar sua demissão
Após Mandetta perder apoio de militares, Bolsonaro quer forçar sua demissão

Redação Publicado em 14/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h55


Militares, que ocupam cargos no Planalto e apoiavam permanência de Mandetta, viram fala do ministro como “provocação desnecessária”

Após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), ter assumido tom de confronto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma entrevista, no último domingo (12), ele foi criticado por militares que ocupam cargos no Planalto e o apoiavam. A posição de Mandetta afetou o apoio que ele tinha de militares e é enxergada por Bolsonaro como uma chance para demitir o ministro.

Os militares enxergaram a posição de Mandetta como uma “provocação desnecessária”, segundo relatos ouvidos pelo jornal. Para eles, o ministro fez um confronto público com Bolsonaro, não obedecendo a hierarquia de seu cargo. Também viram em sua ação, uma tentativa de ganhar projeção política para as eleições de 2022, possivelmente para candidatar-se a governador de Mato Grosso do Sul, onde nasceu.

Os militares também sentiram que seus esforços foram desprezados por Mandetta, já que o grupo vinha defendendo o ministro para Bolsonaro e aconselhando o presidente para que adiasse a demissão para junho, quando terminaria a fase mais grave da pandemia no Brasil.

Desde o final de março, Bolsonaro estuda tirar o Mandetta do cargo, pelas visões diferentes que possuem sobre como lidar com o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e o isolamento social – o presidente defende o fim da quarentena, enquanto o ministro recomenda a permanência da medida. A popularidade de Mandetta, que incomoda Bolsonaro , tem o impedido isso.

Os militares argumentavam que tirar Mandetta levaria à descontinuidade de medidas de combate ao novo coronavírus e colocaria a responsabilidade apenas em Bolsonaro, caso o sistema de saúde brasileiro entre em colapso.

Agora Bolsonaro avalia que pode haver uma oportunidade para pressionar Mandetta de pedir demissão , segundo relatos de deputados bolsonarista. Caso o ministro escolhesse deixar o cargo – e não fosse demitido diretamente por Bolsonaro –, a visão sobre o presidente seria melhor e Mandetta não seria vinculado com a imagem de mártir.

Assessores presidenciais de Bolsonaro afirmaram que a partir desta terça (14), Mandetta deve ganhar menos destaque em decisões do governo e participar menos de reuniões.

iG

Compartilhe  

últimas notícias