Diário de São Paulo
Siga-nos

Após exigência do Minas, Maurício Souza pede desculpas por declarações homofóbicas em perfil com 51 seguidores

Após ser afastado e o clube exigir uma retratação do atleta, o central Maurício Souza usou sua conta no Twitter para pedir desculpas pelas declarações

Após exigência do Minas, Maurício Souza pede desculpas por declarações homofóbicas em perfil com 51 seguidores
Após exigência do Minas, Maurício Souza pede desculpas por declarações homofóbicas em perfil com 51 seguidores

Redação Publicado em 26/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 23h17


Jogador usou o Twitter pessoal para se posicionar; postagens anteriores foram feitas no Instagram, onde central tem mais de 250 mil seguidores

Após ser afastado e o clube exigir uma retratação do atleta, o central Maurício Souza usou sua conta no Twitter para pedir desculpas pelas declarações homofóbicas feitas por ele. As postagens anteriores, que tomaram grande repercussão, foram feitas pela conta do Instagram, onde o atleta tem mais de 250 mil seguidores. Já a retratação, no Twitter, onde tem bem menos seguidores.

“Olá pessoal tudo bem? Após conversar com minha família colegas de equipe e com à presidência do clube, sobre as publicações feitas no meu perfil. Venho a público pedir desculpas se minha opinião tenha ofendido ou machucado alguém ou alguma comunidade.Não foi minha intenção!”

O Minas afastou o jogador por causa de declarações homofóbicas postadas nas redes sociais no início da noite dessa terça-feira. Além do afastamento, o jogador recebeu uma multa e a exigência de uma retratação pública. Após a postagem do atleta no Twitter, o perfil oficial do Minas Tênis também compartilhou a mensagem e reforçou que não aceitará intolerâncias.

“O Minas Tênis Clube reforça que não aceita e não aceitará manifestações intolerantes, racistas, preconceituosas e homofóbicas, e que intensificará campanhas internas em prol da diversidade, respeito e união, por serem causas importantes e alinhadas com os valores institucionais.”

Inicialmente, no momento em que publicou o pedido de desculpas, Maurício tinha 51 seguidores. Até 22h26 desta terça-feira, eram 120. No Instagram, ele não postou nenhuma retratação e também não apagou as publicações que geraram toda a polêmica.

Perfil no Twitter de Maurício Souza, do Minas — Foto: Reprodução

Perfil no Twitter de Maurício Souza, do Minas — Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, os principais patrocinadores da equipe se manifestaram sobre o posicionamento do atleta. As empresas pediram, em notas separadas, “medidas cabíveis” ao clube mineiro e repudiaram as declarações homofóbicas do jogador.

Maurício Souza/ Minas — Foto: Orlando Bento/Minas

Maurício Souza/ Minas — Foto: Orlando Bento/Minas

Segundo apurou o ge, o Minas entendia que não havia clima para Maurício atuar nos próximos jogos. A estreia da equipe mineira na Superliga está prevista para sábado, contra o São José dos Campos. Assim, cogitou a possibilidade de rescindir o contrato do jogador.

A decisão da diretoria foi repassada aos patrocinadores. A palavra final, reiterada no comunicado oficial sobre o afastamento do jogador Maurício Souza, é de que o clube não aceita qualquer outro comentário discriminatório. A pedido da reportagem, a Confederação Brasileira de Vôlei enviou um posicionamento sobre o caso.

“A CBV preza pela inclusão e igualdade, e repudia toda forma de violência, preconceito ou desrespeito.”

Entenda o caso

Há cerca de duas semanas, a DC Comics anunciou que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos. O assunto, que foi um dos mais comentados do Twitter no dia da divulgação, também movimentou a comunidade do voleibol brasileiro.

Após a publicação da editora, Maurício Souza, postou a foto do Super-Homem e fez críticas à decisão da DC. O Minas se manifestou ainda nessa segunda-feira sobre a publicação do jogador. O clube disse que respeitava a liberdade de opinião de cada atleta, mas que não aceitava declarações homofóbicas.

– Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar – postou o jogador, que recebeu comentários de apoio de outros atletas do vôlei, como Wallace e Sidão.

O ponteiro Douglas, um dos destaques da seleção brasileira de vôlei nas Olimpíadas de Tóquio, faz parte da comunidade LGBTQIA+ e postou a mesma imagem da DC, com dizeres totalmente contrários ao exposto pelo jogador do Minas.

– Engraçado que eu não virei heterossexual vendo os super-heróis homens beijando mulheres. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo sim. Obrigado DC por pensar em representar todos nós e não só uma parte ❤️ – escreveu.

O assunto gerou uma grande repercussão nas redes sociais após os internautas considerarem as postagens como indiretas entre os companheiros de seleção. Maurício, apesar das críticas que levou com seu protesto, continuou endossando sua opinião nas redes sociais.

– Hoje em dia o certo é errado e o errado é certo… Não se depender de mim. Se tem que escolher um lado eu fico do lado que eu acho certo! Fico com minhas crenças, valores e ideias – encerrou.

.

.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias