Diário de São Paulo
Siga-nos

Após dois anos, Paraguai de Berizzo volta ao Brasil com elenco renovado e joia de 17 anos

O Paraguai definiu os 28 convocados para a Copa América na última quinta-feira. A lista de Eduardo Berizzo pouco lembra aquela para a competição de 2019,

brasil
brasil

Redação Publicado em 13/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h37


Albirroja, comandada pelo argentino na Copa América de 2019, tinha apenas oito atletas que vêm ao país este ano; Julio Enciso estreou no profissional aos 15 anos, pelo Libertad

O Paraguai definiu os 28 convocados para a Copa América na última quinta-feira. A lista de Eduardo Berizzo pouco lembra aquela para a competição de 2019, quando o argentino também comandou a Albirroja no Brasil, e traz ainda um garoto visto como uma das maiores esperanças do futebol no país.

Em 2019, a lista contou com 23 atletas. Este ano, cada treinador poderia levar 28, e Eduardo Berizzo preencheu todas as vagas. Apenas oito estiveram no Brasil dois anos atrás: os goleiros Antony Silva e Alfredo Aguilar, os zagueiros Gustavo Gómez, Balbuena e Junior Alonso, o meia Miguel Almirón e o atacante Óscar Romero.

Desses oito, Antony Silva, Gómez e Almirón são considerados peças-chave do time de Berizzo. Balbuena e Alonso brigam com Alderete por uma vaga na defesa, enquanto Romero, por ora, é visto como uma boa opção de elenco.

Elenco do Paraguai; seleção paraguaia — Foto: Divulgação/APF

Elenco do Paraguai; seleção paraguaia — Foto: Divulgação/APF

Entre os preteridos por Berizzo este ano em relação a 2019, a maior surpresa foi o zagueiro Juan Escobar, que joga no Cruz Azul, do México. Em entrevista ao portal ABC Color, Enrique Sánchez, integrante do departamento de seleções do Associação Paraguaia de Futebol, informou que o corte foi um pedido do jogador, que alegou problemas particulares. Ele estava com a Albirroja nos jogos recentes das Eliminatórias. O experiente Óscar Cardozo ficou fora por ter testado positivo para Covid-19 no fim de maio.

O grupo, que chegará ao Brasil neste domingo, é formado em sua maioria por jogadores que atuam no futebol sul-americano. São 18 atletas que jogam em Argentina, Brasil, Colômbia e Paraguai. O Cerro Porteño foi quem mais cedeu atletas: Alberto Espínola, Santiago Arzemendía, Ángel Lucena e Mathias Villasanti.

A média de idade da seleção paraguaia convocada é de 26,7 anos. O mais experiente é Antony Silva, goleiro titular, com 37 anos. E o mais jovem é considerado, hoje, uma das maiores promessas do futebol nacional: o atacante Julio Enciso, de 17 anos.

Julio Enciso vive primeira convocação para a seleção principal — Foto: Divulgação/APF

Julio Enciso vive primeira convocação para a seleção principal — Foto: Divulgação/APF

Enciso foi formado nas categorias de base do Libertad, clube que ainda defende. O atacante, que costumeiramente atua pelo lado esquerdo do campo, é habilidoso e foi frequentemente chamado para as seleções de base. Estreou no profissional do Libertad aos 15 anos e acumula sete gols em 30 partidas na equipe principal.

A convocação para as duas últimas rodadas das Eliminatórias foi a primeira dele para a seleção principal. Não foi relacionado para as partidas contra Uruguai e Brasil, mas ganhou a confiança de Berizzo para seguir com o grupo na Copa América. O meia Braian Ojeda (20 anos) e o atacante Gabriel Ávalos (30 anos) também foram chamados pela primeira vez. Ávalos, do Argentino Juniors, entrou no decorrer das partidas das Eliminatórias.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias