Diário de São Paulo
Siga-nos

Após calor, SP entra em estado de atenção e tem alagamentos

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos nesta quinta-feira (3), após um dia de sol forte e clima úmido, de acordo com o Centro de

Após calor, SP entra em estado de atenção e tem alagamentos
Após calor, SP entra em estado de atenção e tem alagamentos

Redação Publicado em 04/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 08h13


Temperatura elevada e umidade formaram áreas de instabilidade e provocaram pancadas de chuvas, que começaram pela Zona Norte e se espalharam por toda a cidade.

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos nesta quinta-feira (3), após um dia de sol forte e clima úmido, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O estado de atenção foi encerrado em toda a capital às 21h.

Às 20h, a cidade registrava três pontos de alagamentos, sendo um intransitável:

  • Avenida Vinte e três de Maio, na Liberdade, próximo à Ponte das Bandeiras, na Zona Norte;
  • Túnel Papa João Paulo II, na República, no Centro;
  • Avenida Presidente Castello Branco, na Barra Funda, próximo ao Viaduto Engenheiro João Birman (intransitável), na Zona Oeste.
Chuva na região do Pacaembu, Zona Oeste, na noite desta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução/TV Globo

Chuva na região do Pacaembu, Zona Oeste, na noite desta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução/TV Globo

A chuva começou após o dia apresentar predomínio de sol, com temperaturas que variaram em torno dos 31,5ºC e índices de umidade superiores a 47%.

O calor e a umidade, juntos, formaram áreas de instabilidade e provocaram pancadas de chuvas em parte da Zona Norte, que entrou em estado de atenção para alagamentos às 17h55, junto à Marginal Tietê.

Às 18h36, as chuvas se intensificaram e se espalharam para as zonas Oeste, Sudeste e Leste, além do Centro e da Marginal Pinheiros, que também entraram em estado de atenção às 18h36. Toda a cidade estava em estado de atenção às 19h28, quando o CGE incluiu a Zona Sul no alerta.

Na Grande São Paulo houve registro de precipitação nos municípios de Santana do Parnaíba e do ABC paulista.

Quando o CGE coloca regiões em estado de atenção, a orientação é de que a população evite transitar em ruas alagadas, não se aventure em correntezas, não se abrigue debaixo de árvores e permaneça em lugar seguro.

Previsão

A manhã da sexta-feira (04) terá sol entre muitas nuvens e sensação de tempo abafado. No decorrer da tarde e à noite, a combinação de calor e aproximação de uma frente fria gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas generalizadas e fortes.

Há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.

O sábado (05) terá tempo instável, com chuvas e poucos períodos de melhoria. O tempo fechado e chuvoso não permite a elevação da temperatura, mas ainda causa sensação de abafamento. Os termômetros oscilam entre 20°C e 26°C.

Compartilhe  

últimas notícias