Diário de São Paulo
Siga-nos

Após 18 dias de calor intenso, temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30ºC neste fim de semana na cidade de SP

Para quem espera o fim do calor na cidade de São Paulo - que tem registrado temperaturas máximas acima de 30ºC há 18 dias seguidos -, os próximos dias ainda

Após 18 dias de calor intenso, temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30ºC neste fim de semana na cidade de SP
Após 18 dias de calor intenso, temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30ºC neste fim de semana na cidade de SP

Redação Publicado em 10/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h18


Para quem espera o fim do calor na cidade de São Paulo – que tem registrado temperaturas máximas acima de 30ºC há 18 dias seguidos -, os próximos dias ainda seguirão quentes, mas a previsão é de uma mudança no tempo a partir deste sábado (12).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura, a quinta-feira (10) será mais um dia ensolarado e com temperatura elevadas na capital. No final da tarde, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas e de curta duração. A mínima será de 20°C e a máxima, de 33°C.

Na sexta-feira (11), as condições do tempo seguem as mesmas, com sol forte, calor e pancadas de chuva entre o fim da tarde e noite. Há potencial para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos. Os termômetros devem oscilar entre 21°C, na madrugada, e 33°C, no meio da tarde.

A virada no tempo chega no fim de semana que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve ser de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem ficar entre 20°C e 27°C no sábado, e entre 19°C e 26°C no domingo (13).

O meteorologista Franco Nadal, do Inmet, explica que a queda na temperatura máxima prevista para o sábado ocorre devido à chegada de uma frente fria, que promoverá uma mudança de ventos predominantes. Estes ventos têm sido frequentemente do setor norte , que é quente, e passarão para o sul, mais frios.

“As mudanças vão promover ainda aumento de nebulosidade, chuva volumosa e trovoadas”, destaca Nadal.

Calor

Segundo dados do Inmet, desde 20 de fevereiro, as máximas estão acima dos 30ºC na estação de medição do Mirante de Santana, na Zona Norte.

Os dias 28 de fevereiro, uma segunda-feira, e 3 de março, uma quinta-feira, foram os mais quentes desta sequência, com máxima de 33,4°C e 33,3°C, respectivamente. No entanto, o dia mais quente do verão e do ano até o momento, 18 de janeiro, registrou máxima de 33,9°C.

.
.
.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias