Diário de São Paulo
Siga-nos

Apesar de tensões sociais, Conmebol banca Copa América em Colômbia e Argentina

Exatamente um mês antes do início da Copa América, a Conmebol acaba de confirmar que Argentina e Colômbia serão mesmo as sedes do torneio. As dúvidas sobre

Conmebol
Conmebol

Redação Publicado em 13/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h10


Torneio começa daqui a um mês; seleção brasileira estreia em Bogotá

Exatamente um mês antes do início da Copa América, a Conmebol acaba de confirmar que Argentina e Colômbia serão mesmo as sedes do torneio. As dúvidas sobre isso se avolumaram nas últimas semanas por causa dos conflitos em curso na Colômbia. O país vive grande tensão social por causa da repressão violenta a protestos contra uma proposta reforma tributária do governo.

A Conmebol afirma ter garantidas do governo da Colômbia de que a situação estará sob controle até 13 de junho, quando o torneio tem início. O Brasil está no grupo B da competição, justamente o que tem seus jogos disputados na Colômbia, junto com os donos da casa, além de Equador, Peru e Venezuela. A seleção de Tite estreia contra a Venezuela, no dia 14 de junho, em Bogotá.

Semanas antes de a situação se deteriorar na Colômbia, rumores apontavam para uma desistência da Argentina – por causa de restrições sanitárias. Mas tal possibilidade sempre foi negada com veemência tanto pelas autoridades do país quanto pelos organizadores do torneio.

Nesta quinta-feira, a Conmebol confirmou que também haverá jogos na Argentina – que será a sede do grupo A do torneio. Além dos anfitriões, fazem parte da chave Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

Esta edição da Copa América deveria ter sido realizada em 2020, mas foi postergada em um ano por causa da pandemia da Covid-19. Inicialmente haveria duas seleções convidadas – Austrália e Catar – mas elas desistiram de participar do torneio em 2021 por causa de problemas de calendário.

Pela primeira vez na história, a Copa América terá árbitros europeus. Como parte de um acordo com a Uefa – que também vai escalar árbitros sul-americanos na Euro deste ano – o espanhol Jesús Gil Manzano e seus auxiliares Diego Barbero Sevilla e Ángel Nevado Rodríguez vão apitar partidas no torneio sul-americano.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias