Diário de São Paulo
Siga-nos

Ao menos 13 mortos em ação policial em festa clandestina no Peru

Pelo menos 13 pessoas morreram esmagadas ou asfixiadas enquanto tentavam sair da boate Thomas Restobar, em Lima, no Peru, durante uma ação policial na noite

Ao menos 13 mortos em ação policial em festa clandestina no Peru
Ao menos 13 mortos em ação policial em festa clandestina no Peru

Redação Publicado em 23/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h12


Casa noturna de Lima funcionava contrariando restrições impostas para combater a disseminação do coronavírus, segundo autoridades.

Pelo menos 13 pessoas morreram esmagadas ou asfixiadas enquanto tentavam sair da boate Thomas Restobar, em Lima, no Peru, durante uma ação policial na noite deste sábado (22), no horário local. Outras seis pessoas ficaram feridas, incluindo três policiais, segundo a agência de notícias Reuters.

Segundo o jornal “El Comercio”, entre os mortos estão homens e mulheres jovens. Fotógrafos da publicação registraram os corpos sendo colocados na carroceria dos carros de polícia. Bares e boates estão proibidos no Peru desde março.

A batida policial ocorreu porque o local que funcionava clandestinamente, contrariando as restrições impostas pelo governo para combater a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa a doença Covid-19, segundo autoridades.

A ministra da Mulher e Populações Vulneráveis, Rosario Sasieta, acusou os donos da discoteva Thomas Restobar como os responsáveis pelas mortes: “Peço a máxima sanção para os responsáveis. Estamos falando de homicídio doloso por busca de lucro”, disse em um pronunciamento.

23 foram detidos

Um comunicado do Ministério do Interior disse que os participantes da festa ficaram presos ao tentaram sair pela única porta de entrada do local. A polícia deteve pelo menos 23 participantes da festa, disse o ministério.

“Nessas circunstâncias, quando as pessoas começam a lutar para sair, é tumultuado, todos vão uns contra os outros”, disse Orlando Velasco, da Polícia Nacional, à rádio local RPP.

Segundo o governo peruano, intervenção policial não envolveu armas ou o uso de gás lacrimogênio.

Cerca de 120 pessoas estavam no estabelecimento quando a polícia chegou para dispersar a festa que acontecia no segundo andar, disseram funcionários do governo. Foram os vizinhos que alertaram a polícia sobre a festa.

Toque de recolher

Bares e casas noturnas estão fechadas no Peru desde março, e o país também proibiu reuniões de família em agosto. As medidas foram tomada pelo governo como forma de combater a transmissão do novo coronavírus. O país tem o segundo maior índice de infecção de Covid-19 da América Latina.

Também está em vigor no país, um toque de recolher aos domingos. O Peru registrou um total de 585.236 casos de coronavírus até sábado (22), o dobro do número relatado em 2 de julho, enquanto o número de mortes registradas subiu para 27.453.

.

.

.

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias