Diário de São Paulo
Siga-nos

Anvisa pede cautela no uso de plasma de curados em infectados por Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu cautela no uso de sangue de pacientes curados da Covid-19 em pessoas hospitalizadas pela doença em

Anvisa pede cautela no uso de plasma de curados em infectados por Covid-19
Anvisa pede cautela no uso de plasma de curados em infectados por Covid-19

Redação Publicado em 04/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h06


Especialistas acreditam que o plasma de pessoas que já se recuperaram do novo coronavírus pode ser fonte de anticorpos que ajudem outras pessoas a combater a infecção

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu cautela no uso de sangue de pacientes curados da Covid-19 em pessoas hospitalizadas pela doença em estado grave no Brasil. A técnica começará a ser usada por médicos de Nova York. Especialistas acreditam que o plasma de pessoas que já se recuperaram do novo coronavírus pode ser fonte de anticorpos que ajudem outras pessoas a combater a infecção.

Em nota técnica divulgada ontem à noite, a Anvisa reconhece que o chamado “plasma convalescente” tem potencial promissor de ser uma opção para o tratamento da Covid-19 . A agência lembra que a terapia já foi usada em 2003 na Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SARS ) e em 2012 na Síndrome Respiratória do Oriente Médio ( MERS ), assim como nas epidemias de H1N1 e ebola.

Porém, afirma a agência, diversos estudos científicos sobre o tema “também chamam a atenção para que os resultados derivam, em geral, de estudos não controlados”. Além disso, diz que “o tamanho limitado das amostras e o desenho dos estudos impedem a comprovação definitiva sobre a eficácia potencial desse tratamento, requerendo avaliação mais aprofundada na forma de ensaios clínicos”.

No Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, espera autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para começar a realizar testes clínicos com plasma de pacientes já curados e que testaram negativo após dias de infecção. Ainda não há previsão para o início dos estudos.

plasma obtido a partir de um doador, sem processamento químico, é considerado um hemocomponente, ou seja, um produto biológico não passível de registro. Neste caso, a aprovação do uso não depende da Anvisa.

A agência defende, porém, que é seu papel “alertar pesquisadores, profissionais médicos e pacientes de que não existem evidências científicas conclusivas sobre a eficácia do tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 com o uso do plasma convalescente. Por fim, reforça que os procedimentos sejam realizados “sempre que possível, sob processos de ensaios clínicos devidamente controlados”.

Uso pioneiro nos EUA

A FDA americana, a agência reguladora dos Estados Unidos , foi a primeira a publicar orientações sobre o uso do plasma de pacientescurados . A aposta, segundo a FDA, se dava pela ausência de tratamento aprovado até o momento para uma doença que tem se mostrado desafiadora mundo afora. Mesmo assim, a agência considerou importante “determinar a segurança e a eficácia desse procedimento, por meio de ensaios clínicos, antes da administração rotineira de plasma convalescente em pacientes com Covid-19”.

Em Nova York, centenas de voluntários curados da infecção se ofereceram para doar sangue. O procedimento é parecido ao de uma doação comum, mas neste caso o sangue colhido passa por uma máquina que extrairá apenas o plasma , a parte líquida do sangue. Hemácias e leucócitos serão devolvidos ao doador. Cada processo desse, que dura de uma hora a uma hora e meia, pode produzir material para tratar até três pacientes.

Apesar do otimismo, uma ressalva dos médicos americanos é que o sistema imune do paciente com coronavírus reaja a alguma substância contida no plasma do doador, o que poderia trazer outros problemas. As reações podem ser de leves, locais, a reações alérgicas raras.

Outro desafio diz respeito aos protocolos de dosagem, ainda incertos diante de uma doença nova. Estudos já feitos na China mostraram avanços com a técnica em pacientes em estado gravíssimo por coronavírus , embora ainda representem um pequeno universo testado .Pesquisadores nos EUA defendem que, se a técnica mostrar benefícios, ela poderia ser estendida, inclusive, para impulsionar o sistema imune de profissionais de saúde e equipes de emergência na linha de frente do combate ao coronavírus .

IG

Compartilhe  

últimas notícias