Sem categoria
Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

Equipe vai vistoriar empresas Sinovac e Wuxi Biologics
Uma equipe de inspetores, designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está na China em missão para vistoriar as empresas Sinovac e Wuxi Biologics, envolvidas nas pesquisas de vacinas contra a covid-19. A viagem será até 11 de dezembro.
Ontem (30), no primeiro dia de inspeção, eles verificaram as práticas de fabricação da vacina CoronaVac, da Sinovac, que está em fase de testes no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan. Caso seja eficaz, o órgão passará a fabricar a vacina com os insumos da Sinovac e, posteriormente, com insumos próprios.
Foram analisados os pontos do sistema de gestão da qualidade farmacêutica da empresa, como o gerenciamento de risco, gerenciamento de documentos e plano mestre de validação, além dos requisitos técnicos dos bancos de sementes e celulares (partículas virais e células hospedeiras utilizadas na fabricação da vacina).
Procedimentos de amostragem
De acordo com a Anvisa, outra parte da equipe dedicou-se à verificação das condições aplicáveis aos procedimentos de amostragem de matérias-primas, qualificação de fornecedores, sistema de numeração de lotes e qualificação de transporte.
Em comunicado, a Anvisa esclareceu que a equipe segue uma agenda de trabalho que se estenderá até sexta-feira (4) na empresa Sinovac.
“O cronograma inclui em cada dia diferentes requisitos técnicos a serem constatados para avaliar se a fabricação da vacina transcorre de acordo com o regulamento de Boas Práticas da Agência, o qual está a par e passo com os regulamentos utilizados pelas principais agências sanitárias internacionais”, informou a agência reguladora.
Do dia 7 ao dia 11, a equipe estará na Wuxi Biologics, que produz os insumos para a vacina da farmacêutica AstraZeneca, que está desenvolvendo o imunizante em parceria com a Universidade de Oxford. Essa vacina também está sendo testada no Brasil e, em caso de sucesso, será fabricada no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde.
.
.
.
Agência Brasil
-
saúde12 horas atrás
Para cientistas, vacinação sem lockdown pode tornar Brasil uma “fábrica de variantes”
-
Polícia21 horas atrás
Range Rover adaptada para fixar metralhadora para roubo de bancos é apreendida em SP
-
Polícia7 horas atrás
Jovem denuncia importunação sexual durante voo de asa delta no litoral de SP
-
Esportes7 horas atrás
Como evitar inchaço nas pernas e nos pés em dias quentes?
-
Esportes22 horas atrás
Médico do Corinthians contrai Covid-19 durante processo de imunização da vacina
-
Esportes23 horas atrás
Orejuela programa chegada ao São Paulo; Cruzeiro terá recursos para quitar atrasados
-
saúde21 horas atrás
Brasil chega a 261 mil mortes: registro de 1.786 em 24 horas
-
Esportes23 horas atrás
Romarinho, Casão, Ronaldo… Rodrigo Varanda repete ídolos e marca em 1º Dérbi no Corinthians