Dono de seis medalhas paralímpicas no judô, Antônio Tenório, que é deficiente visual, recebeu uma boa notícia na manhã desta terça-feira. O atleta, que estava internado na UTI por conta da COVID-19 desde a semana passada, teve uma melhora e agora está no quarto de um hospital de Itapevi, na Grande São Paulo. Tanto a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) quanto o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) acompanham a situação e estão prestando todo o suporte necessário

Segundo especialistas na área de saúde, pessoas com deficiência têm três vezes mais chances de contrair o novo coronavírus. No caso dos deficientes visuais, situações cotidianas podem apresentar um alto risco de contaminação, como por exemplo, encostar as mãos em corrimões, mesas, paredes e bancadas.

Dono de quatro medalhas de ouro nas Paralimpíadas, além de uma prata e um bronze, Tenório pretende disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no final de agosto. Otimista, ele sonha também participar das Paralimpíadas de Paris 2024, quando terá 54 anos.

Lutando na categoria B1, para cegos totais, Tenório estreou em Atlanta 1996. O paulista de São José dos Campos conquistou o primeiro ouro do judô brasileiro naquele ano, quebrando uma sequência de medalhas conquistadas apenas pelo atletismo e pela natação.

Tenório subiu ao lugar mais alto do pódio por mais três vezes: Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Em Londres 2012 foi bronze, e na Rio 2016, prata. No currículo de campeão ainda constam o título mundial de 2006 e mais de 20 medalhas no nacional.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.