Diário de São Paulo
Siga-nos

Anticorpos não verificados ‘aumentam o risco de infecções’

Testes de anticorpos não verificados podem aumentar o risco das pessoas se infectarem com coronavírus, alertou o coordenador nacional de testes do Reino Unido.

Anticorpos não verificados ‘aumentam o risco de infecções’
Anticorpos não verificados ‘aumentam o risco de infecções’

Redação Publicado em 19/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 08h32


Coordenador de testes do Reino Unido emite um alerta; OMS pede cautela

Testes de anticorpos não verificados podem aumentar o risco das pessoas se infectarem com coronavírus, alertou o coordenador nacional de testes do Reino Unido.

Países ao redor do mundo estão se esforçando para desenvolver testes confiáveis ​​de anticorpos que podem detectar se as pessoas já tiveram o vírus e podem estar imunes, na esperança de que isso permita um relaxamento das restrições de bloqueio – até agora sem sucesso .

Surgiram relatórios de que organizações e indivíduos estão tentando adquirir testes, com muitos desses kits provavelmente produzindo resultados falsos .

John Newton, coordenador nacional do Programa de Testes de Coronavírus do Reino Unido, acredita que os esforços para desenvolver testes precisos parecem promissores, mas disse que resultados “enganosos” podem aumentar o risco de adoecimento ou expansão do vírus.

“O governo, apoiado por especialistas e reguladores líderes mundiais, continua trabalhando duro para fornecer rapidamente um kit de testes de anticorpos de volta ao trabalho, confiável e preciso , para combater a propagação do vírus e permitir que as pessoas retornem ao trabalho com segurança”, disse Newton.

“Enquanto isso, aconselho as organizações, tanto do setor público quanto do privado, contra o uso de testes de anticorpos que não foram verificados em laboratório”, acrescentou.

O governo do Reino Unido sofreu vários contratempos em suas tentativas de obter ou desenvolver testes confiáveis, que se acredita serem a única chance de um afrouxamento gradual do isolamento nacional, desde que não haja vacina eficaz e disponível contra a Covid-19.

O secretário de saúde, Matt Hancock, anunciou em março que foram comprados 3,5 milhões de testes de anticorpos, mas os pesquisadores descobriram que nenhum deles  atende aos padrões da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para Assistência Médica (MHRA), forçando o governo a desistir das reivindicações dos testes.

Newton disse que, uma vez encontrados testes confiáveis, eles seriam usados ​​em todo o país “como um teste de retorno ao trabalho”.

Epidemiologistas seniores da Organização Mundial da Saúde (OMS) disseram que não há provas de que as pessoas que se recuperaram do coronavírus tenham imunidade e não possam ser infectadas novamente.

“Muitos países estão sugerindo o uso de testes sorológicos de diagnóstico rápido para capturar o que eles pensam ser uma medida de imunidade”, disse a epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkhove, em entrevista coletiva em Genebra. “No momento, não temos evidências de que o uso de um teste sorológico possa mostrar que um indivíduo tem imunidade ou está protegido contra reinfecções .”

Van Kerkhove descreveu o desenvolvimento em massa de testes como “uma coisa boa”, mas pediu cautela .”Precisamos garantir que eles sejam validados para que saibamos que eles estão realmente medindo o que dizem que tentam medir”.

IG

Compartilhe  

últimas notícias