Diário de São Paulo
Siga-nos

Andrés Rueda mira desafios e pede união como presidente do Santos: “A eleição acabou”

Eleito neste sábado o novo presidente do Santos, Andrés Rueda sabe que terá muito trabalho a partir de 1º de janeiro, quando assume oficialmente o clube.

Andrés Rueda
Andrés Rueda

Redação Publicado em 13/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h43


Presidente eleito neste sábado, com 3.936 votos, festeja vitória sobre outros cinco candidatos

Eleito neste sábado o novo presidente do Santos, Andrés Rueda sabe que terá muito trabalho a partir de 1º de janeiro, quando assume oficialmente o clube.

Rueda, que recebeu 3.936 votos, admite a pressão por ter sido o mais votado e já mira os maiores problemas do Peixe atualmente: dívidas.

Atualmente, o Santos não pode contratar. A Fifa, por causa de pagamentos não feitos a outros clubes, proibiu o Peixe de registrar novos jogadores.

– (O primeiro desafio) vai ser acertar a situação financeira do clube, tirar essas punições da Fifa. Temos de tirar isso da frente – disse Rueda.

– É um misto de emoção com orgulho. Os sócios acreditaram no que nos propusemos a fazer. É uma pressão enorme e não temos medo, não. Não fizemos promessas de campanha. Mostramos projetos que vamos fazer durante a gestão – completou.

Andrés Rueda, novo presidente do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Andrés Rueda, novo presidente do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Antes mesmo de ser eleito, Andrés Rueda viu Walter Schalka, um dos membros de seu Comitê de Gestão, ajudar o atual presidente Orlando Rollo a negociar com o Hamburgo, da Alemanha, a dívida pela contratação de Cleber Reis.

Schalka conseguiu diminuir o valor de 4,8 milhões de euros para 3,1 milhões de euros, divididos em 2,5 milhões de euros à vista (cerca de R$ 16,45 milhões) e mais três parcelas de 200 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão).

– Nosso quadro é técnico. Ajudamos na transição, porque o Rollo abriu a situação do clube para todos os candidatos. O Schalka se colocou à disposição, fez uma excelente negociação com o Hamburgo. Eu não me lembro de o Santos ter feito uma negociação saindo com 20% de desconto. Isso ajuda. Mas o importante são as pessoas sérias que vão fazer, negociar – completou Rueda.

Com a vitória com 3.936 votos, o único candidato a ter mais de 20%, Rueda terá o Conselho Deliberativo formado apenas por pessoas de sua chapa. O novo presidente do Santos não concorda com o formato.

– Para ser sincero, eu não gostaria que não tivessem outras chapas no Conselho. Acho que esse modelo que existe hoje não é bom. Eu não acho bom você ter um conselho só de uma chapa. Esses conselheiros agora são conselheiros do Santos, não do Rueda. Não existe essa de abaixar a cabeça para tudo. Não é isso que o Santos merece e isso que a gente quer.

.

.

.

GE – Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias