Diário de São Paulo
Siga-nos

Andreia Horta celebra a arte e diz: ‘O maior desafio da minha profissão é explorar a alma humana’

Eu morreria de tédio se não fosse atriz.' É com essa frase, pontuada por uma gargalhada sonora, que Andreia Horta define sua vocação para a arte. Segura de

Andreia Horta celebra a arte e diz: ‘O maior desafio da minha profissão é explorar a alma humana’
Andreia Horta celebra a arte e diz: ‘O maior desafio da minha profissão é explorar a alma humana’

Redação Publicado em 27/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h32


Atriz fala da paixão pelo ofício, revela seus medos e inseguranças, comenta seu processo criativo e reflete sobre a escolha ainda na infância: ‘Era motivo de chacota’

Eu morreria de tédio se não fosse atriz.’ É com essa frase, pontuada por uma gargalhada sonora, que Andreia Horta define sua vocação para a arte. Segura de si, a atriz de opiniões fortes sabe exatamente o quer. E, aos 35 anos, completados nesta sexta-feira, 27/7, mostra a segurança de quem é responsável, desde criança, pela própria trajetória.

Em bate-papo especial com o Gshow, a artista relembra o início da carreira, revela seus medos e lista os desafios de sua maior paixão: a atuação.

“Entendi muito cedo que atuar era o que eu queria fazer da minha vida. A primeira vez que subi no palco, tinha 6 anos.”

“Para mim, atuar é uma das partes mais importantes da minha vida.”

O caminho, no entanto, não foi dos mais fáceis.

“O bairro onde nasci e cresci era muito humilde e os meus colegas perguntavam: ‘O que você quer ser quando crescer?’ Eu dizia: ‘Atriz’. Era motivo de chacota.”

“Na adolescência, tive que tomar a decisão se atuar seria a minha atividade principal na vida ou não… Não tinha como não ser! Eu morreria de tédio se não fosse.”

Apesar da certeza de ter acertado o caminho, Andreia mantém a sensação de frio na barriga que antecede cada novo papel. “Quando recebo um personagem novo, penso: ‘Tenho um problema para resolver’ (risos). O meu irmão sempre pergunta: ‘Como está lá? Já está ensaiando?’ e eu respondo: ‘Já comecei, mas esse é o maior desafio da minha carreira, é o personagem mais difícil que já peguei’. Uma vez ele falou: ‘Andreia! Você fala isso de todos os personagens!'”, conta.

“Acho que a maior dificuldade do artista é o caminho que ele percorre entre o que ele deseja e o que resulta na performance. Entre o que estou sentindo e como expresso isso, tem um caminho que se percorre – particularmente, é o que mais me interessa porque a minha maior aventura é sentir”, complementa.

Andreia Horta fala sobre seu processo criativo: 'Tenho uma tendência a ir primeiro sempre na dor que o personagem tem' (Foto: Artur Meninea/Gshow)

Andreia Horta fala sobre seu processo criativo: ‘Tenho uma tendência a ir primeiro sempre na dor que o personagem tem’ (Foto: Artur Meninea/Gshow)

Na hora de compor os personagens, a atriz afirma não seguir regras ou cartilhas quando o assunto é seu processo criativo. “Tenho uma tendência a ir primeiro sempre na dor que o personagem tem. Que assunto ele não gosta de tocar, o que esse personagem tem vergonha… Nas coisas que foram difíceis dele atravessar. Vou balizando um pouco os meus movimentos de pensamento e de gestos assim”, explica.

“O personagem nasce sempre do que não sei. Isso é a base. Acho lindo quando um ator está vulnerável em cena.”

Com bagagem na TV, cinema e teatro, a atriz fala com propriedade sobre as dificuldades da profissão. “O maior desafio da minha profissão é explorar a alma humana e, na mesmíssima medida, é o maior privilégio porque você encontra cada coisa… Você se depara com coisas muito difíceis de compreender”, analisa.

“Atuar é uma grande possibilidade de viver outras vidas.”

“Às vezes, [atuar] é um oceano escuro porque você vai se deparar com personagens e situações que, se tiver sorte, nunca vai ter que viver na sua vida – mas o personagem vai. O que é humano deve te interessar, não para concordar, mas para tentar compreender”, continua.

“A disponibilidade para compreensão é o dever de um ator.”

Compartilhe  

últimas notícias