Diário de São Paulo
Siga-nos

Andradina faz mutirão de vacinação em crianças em unidades de ensino

Para evitar novos casos de gripe, a Secretaria da Saúde de Andradina (SP) realizou, nesta quinta-feira (28), um mutirão para vacinar crianças que estudam em

Andradina faz mutirão de vacinação em crianças em unidades de ensino
Andradina faz mutirão de vacinação em crianças em unidades de ensino

Redação Publicado em 29/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h13


Foram imunizadas 28 das 75 crianças que estudam em uma creche do bairro Castanheira; professores também foram vacinados.

Para evitar novos casos de gripe, a Secretaria da Saúde de Andradina (SP) realizou, nesta quinta-feira (28), um mutirão para vacinar crianças que estudam em creches e escolas municipais, já que durante a campanha apenas 68% das crianças foram imunizadas, sendo que a meta do Ministério da Saúde era atingir 90%.

Em uma creche do bairro Castanheira, 28 das 75 crianças não estavam imunizadas e foram vacinadas no mutirão. Os professores que também não haviam tomado a vacina aproveitaram a oportunidade.

Mutirão de vacinação foi realizado em unidades de ensino de Andradina (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)

Mutirão de vacinação foi realizado em unidades de ensino de Andradina (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)

Outro grupo que apresenta um baixo índice de imunização em Andradina é o de gestantes. Segundo a secretaria, apenas 65% do público-alvo se vacinou e, por isso, a prefeitura também promoveu uma ação na semana passada.

A prefeitura está preocupada em vacinar as crianças da cidade porque desde o início deste ano, Andradina registrou sete casos de gripe e, destes, três pessoas morreram.

Sintomas e tratamento da gripe

A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Compartilhe  

últimas notícias