Diário de São Paulo
Siga-nos

Anatel suspende cobrança de taxa para certificado de radioamador

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), decidiu suspender a cobrança de taxas administrativas para a obtenção do Certificado de Operador de Estação

Anatel suspende cobrança de taxa para certificado de radioamador
Anatel suspende cobrança de taxa para certificado de radioamador

Redação Publicado em 28/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h42


Decisão foi tomada ontem em reunião do conselho diretor da agência

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), decidiu suspender a cobrança de taxas administrativas para a obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador e à operação do serviço. A decisão foi tomada ontem (27) durante reunião do conselho diretor da agência reguladora.Anatel suspende cobrança de taxa para certificado de radioamadorAnatel suspende cobrança de taxa para certificado de radioamador

De acordo com o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, a medida visa tornar mais simples e acessível o processo de habilitação ao Serviço de Radioamador.

“Isso é a continuidade de uma evolução necessária para conferir maior flexibilidade, confiabilidade, celeridade ao processo, diminuir barreiras regulatórias e custos transacionais, que está em linha com as diretrizes do Ministério da Economia”, disse.

Em junho, a agência já havia decido pela realização via internet, por videoconferência, dos testes para comprovar a capacidade operacional e técnica. A medida foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e é aplicável às provas de radioamador de classe C e A (não se aplica à classe B) enquanto durar a situação de emergência de saúde pública.

Agora, para se habilitar, o candidato precisa ser aprovado em uma avaliação de conhecimentos técnicos e operacionais. Além disso, o radioamador deverá cumprir 13 requisitos, entre os quais possuir um computador desktop ou notebook. Ele também deve ter equipamentos como microfone, alto-falantes e câmera conectados ou integrados ao computador funcionando corretamente.

Desde a autorização para realizar os testes por videoconferência, já foram aplicadas quase 600 avaliações de candidatos das classes A e C do serviço de radioamador

No ano passado, a Anatel também já havia tomado uma medida para facilitar o acesso aos equipamentos, com a eliminação da taxa de homologação dos equipamentos de radioamadorismo, além de drones por radiocontrole e outros equipamentos de uso próprio do usuário telecomunicações.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias