Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: título de Monte Carlo mostra Tsitsipas em sua melhor forma

Primeiro título de Masters 1000 da carreira e primeiro tenista de seu país a conquistar um torneio desse nível. Líder do ranking de 2021, que classifica os

Monte Carlo
Monte Carlo

Redação Publicado em 19/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h19


Com performances técnicas e físicas de altíssimo nível, e o mental em dia, grego dominou seus adversários e conquistou o primeiro Masters 1000 da carreira

Primeiro título de Masters 1000 da carreira e primeiro tenista de seu país a conquistar um torneio desse nível. Líder do ranking de 2021, que classifica os oito melhores para o ATP Finals. O troféu de Monte Carlo rendeu tudo isso ao grego Stefanos Tsitsipas, número #5 do mundo, mas seu desempenho foi o ponto de maior destaque.

Sobrando em quadra, Tsitsipas apresentou performances técnicas e físicas realmente dignas de um campeão. Mental reforçado e concentrado, muita intensidade, movimentação de pernas para chegar inteiro nas bolas e utilização de táticas corretas para passar por todos os adversários que enfrentou. O maior título de sua carreira, conquistado sem perder nenhum set, foi a cereja do bolo. Vale destacar que o grego se tornou o tenista mais novo a vencer em Monte Carlo desde Rafael Nadal, em 2008.

Em seu primeiro torneio na temporada de saibro, Tsitsipas mostrou que está muito à vontade no piso, já que a estreia em Monte Carlo não era a das mais fáceis. Enfrentando uma das sensações do circuito neste ano, o russo #28 Aslan Karatsev, o grego soube variar muito bem as jogadas, incomodou o adversário com bolas altas na esquerda e dominou a partida para fechar em 6/3 e 6/4.

Nas oitavas, enfrentou o chileno #22 Cristian Garin, especialista no saibro e campeão do Rio Open 2020. Assim como na rodada anterior, soube utilizar a tática correta, cortou o tempo das bolas do oponente, que tentava apostar nos rallys e nos erros de Tsitsipas, e não teve problemas para vencer o confronto também por 6/3 e 6/4.

Tsitsipas em Monte Carlo — Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

Tsitsipas em Monte Carlo — Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

O caminho do grego se facilitou por conta do abandono do espanhol #48 Alejandro Davidovich Fokina, que lesionou a coxa esquerda durante a partida. O jogo, que tinha tudo para ser complicado, acabou após Tsitsipas vencer o primeiro set por 7/5. Essa foi a única partida que o campeão demonstrou leve oscilação, principalmente pela irritação por conta do atendimento médico pedido pelo adversário antes de seu game de saque.

Nas semifinais, mostrou o quão forte está o seu tênis para a sequência da temporada. Encarando o britânico #26 Daniel Evans, que eliminou ninguém menos que Novak Djokovic do torneio, o grego atropelou do início ao fim. Disparando winners de todos os cantos da quadra e anulando qualquer tentativa de reação de Evans, triunfou por 6/2 e 6/1 em pouco mais de 1h de duelo.

Stefanos Tsitsipas comemora seu primeiro título de Masters 1000 — Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Stefanos Tsitsipas comemora seu primeiro título de Masters 1000 — Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

A final do Masters 1000 de Monte Carlo colocou frente a frente os dois tenistas que melhor performaram no torneio. O russo #7 Andrey Rublev chegou com a moral lá em cima por ter eliminado o espanhol #3 Rafael Nadal, 11 vezes campeão no saibro monegasco, mas Tsitsipas parece não ter sentido nenhuma pressão.

Assim como em sua caminhada ao longo da competição, o grego teve uma atuação impecável. Dominante em todas as estatísticas, não enfrentou nenhum break point ao longo da partida – perdeu apenas 10 pontos com seu saque -, e quebrou o russo nas três oportunidades que teve. Além disso, conseguiu tirar Rublev da zona de conforto e direcionou a maioria das bolas ao seu backhand, o que fez com que sua principal arma, o forehand, fosse minada.

Sólido, confiante e acima dos seus adversários. Tsitsipas começou e terminou o torneio da mesma forma, e o resultado não poderia ser outro. Vitória por duplo 6/3 e título garantido.

Tsitsipas abraça seu pai e treinador após conquistar o título — Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

Tsitsipas abraça seu pai e treinador após conquistar o título — Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

A “melhor semana de sua vida”, como o próprio grego disse, foi uma amostra aos amantes do tênis de como é Stefanos Tsitsipas em sua melhor forma. Marcado por alguns episódios de discussão com seu pai e treinador, Apostolos Tsitsipas, e momentos de oscilações, principalmente no aspecto mental, que culminaram em derrotas em jogos importantes, o número 5 do mundo passou por cima dos erros do passado e provou mais uma vez que tem potencial para viver um presente/futuro de muitos troféus.

O grego segue agora para a disputa do ATP 500 de Barcelona, onde sai de bye na primeira rodada. Curiosamente, seu adversário pode ser o brasileiro #76 Thiago Monteiro, que encara o espanhol #86 Jaume Munar na estreia.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias