Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: São Paulo faz lição de casa e ganha respiro para defender título do Paulistão

Missão dada. Missão cumprida. O São Paulo tinha muito a perder na última quarta-feira; porém, ganhou e pode respirar antes das primeiras decisões da

Análise: São Paulo faz lição de casa e ganha respiro para defender título do Paulistão
Análise: São Paulo faz lição de casa e ganha respiro para defender título do Paulistão

Redação Publicado em 17/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h43


Missão dada. Missão cumprida. O São Paulo tinha muito a perder na última quarta-feira; porém, ganhou e pode respirar antes das primeiras decisões da temporada. O Tricolor fez 2 a 0 no Manaus, no Morumbi, e assegurou vaga na terceira fase da Copa do Brasil. O favoritismo cumprido deixa o ambiente mais leve antes da defesa do título do Paulistão.

A vitória veio com dois nomes referendados pelo técnico Rogério Ceni. Da rescisão amigável no fim do ano, Eder virou opção de ataque, ganhou a oportunidade de ser titular e abriu o placar. A classificação foi fechada por Diego Costa, grande aposta do treinador e um dos destaques da temporada do São Paulo até aqui.

A partir de agora, o elenco passará pelo primeiro grande teste de decisões além das eliminatórias da Copa do Brasil contra equipes de divisões inferiores.

O Manaus desta quarta-feira, time da Série C do Brasileirão, foi pouco resistente e sucumbiu em menos de dez minutos entre os gols de Eder e Diego Costa.

O 2 a 0 permitiu a Rogério rodar o elenco ainda no intervalo. No fim, até Luan, que não atuava há mais de cinco meses, ganhou minutos para adquirir ritmo. O plano de Rogério Ceni, com o placar confortável, se direciona para o início da próxima semana.

A defesa do título paulista surge como primeiro grande objetivo da temporada. O duelo contra o Botafogo-SP é protocolar e deve servir para o elenco rodar ainda mais. Depois disso, diante do São Bernardo, começa a grande prova para este novo São Paulo.

O que deu certo

Rogério Ceni conseguiu ter profundidade pela esquerda com Marquinhos e Reinaldo armando por dentro. Pela direita, o entrosamento entre Nikão e Rafinha cresceu, com o camisa 10 sendo mais participativo e conseguindo acelerar o jogo com toques rápidos, como no lance do primeiro gol.

Na segunda etapa, com Rigoni, o time seguiu com volume de jogo pelo lado direito e criando oportunidades de maneira natural. Pela esquerda, Reinaldo novamente foi participativo na construção de jogadas e deu a segunda assistência pelo segundo jogo seguido.

Outra boa notícia foi que Rogério Ceni conseguiu dar ritmo a atletas até então pouco usados. Luan acabou sendo o maior exemplo ao estrear sob o comando do treinador e jogar novamente depois de mais de cinco meses. Patrick, atuou por 45 minutos, maior período desde janeiro.

Rogério Ceni conseguiu rodar novamente o elenco — Foto: Marcos Ribolli

Rogério Ceni conseguiu rodar novamente o elenco — Foto: Marcos Ribolli

O que deu errado

Alguns pontos merecem destaque. Antes de Eder abrir o placar, com uma recuperação de bola no campo de ataque, o time enfrentou as velhas dificuldades de encontrar espaços contra um adversário retraído. A blitz ensaiada no início do jogo parou quando o time voltou a rodar a bola de um lado a outro, sem conseguir criar oportunidades de finalização.

Na defesa, alguns descuidos na saída de bola poderiam ter complicado o jogo. Pablo Maia, que fez o oitavo jogo seguido como titular, esteve abaixo do nível que vinha demonstrando e errou passes de maneira perigosa. Um deles atravessou a área e caiu nos pés de Thiaguinho, que bateu de longe e assustou o goleiro Jandrei.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias