Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Santos evolui no Brasileiro e vive melhor sequência com Cuca às vésperas de final

A torcida do Santos provavelmente já faz contagem regressiva, portanto é bom lembrar: faltam 12 dias para a final da Libertadores. Dito isso, é preciso

Santos
Santos

Redação Publicado em 18/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h06


Peixe sofre mais do que deveria, mas passa pelo Botafogo e chega à terceira vitória seguida

A torcida do Santos provavelmente já faz contagem regressiva, portanto é bom lembrar: faltam 12 dias para a final da Libertadores. Dito isso, é preciso destacar que o Peixe segue em evolução na temporada para o jogo mais importante dos últimos nove anos.

Apesar de ter sofrido mais do que deveria, o time do técnico Cuca venceu o Botafogo por 2 a 1, no último domingo, e se manteve na briga pelo G-6 do Campeonato Brasileiro. Cuca, aliás, teve leitura de jogo nas alterações e mérito para a construção do resultado positivo na Vila Belmiro.

O Santos saiu jogando com o mesmo esquema utilizado no passeio contra o Boca Juniors. Soteldo, o destaque da partida, atuou em sua função de origem, aberto pela esquerda, e Lucas Braga jogou centralizado, ao lado de Kaio Jorge.

Jogadores comemoram gol de Soteldo em Santos x Botafogo — Foto: JOTA ERRE/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Jogadores comemoram gol de Soteldo em Santos x Botafogo — Foto: JOTA ERRE/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Na ausência de Alison, suspenso, Diego Pituca e Sandry se revezaram entre as funções de primeiro e segundo volante. A zaga foi completamente reserva: Laércio e Alex substituíram Lucas Veríssimo (virose) e Luan Peres (torção no tornozelo).

A estratégia começou dando muito certo. Com menos de cinco minutos de jogo, Soteldo já havia aberto o placar. O que parecia que seria um atropelo do Santos, diante de um Botafogo limitadíssimo tecnicamente, não aconteceu.

Depois do gol, o Peixe diminuiu o ritmo e viu o adversário gostar do jogo e chegar ao empate depois de um pênalti bobíssimo cometido por Laércio, que novamente não aproveitou a chance como titular.

No segundo tempo, o Santos “ligou” de novo e conseguiu ser mais perigoso em bolas paradas. Marinho, por exemplo, quase marcou duas vezes de falta e até em cobrança de escanteio. O Peixe vinha parando na ótima atuação de Diego Loureiro, goleiro do Botafogo.

Cuca, inteligente, viu que a solução estaria pelo alto e não hesitou. Colocou Bruno Marques, de 1,94m, no jogo, e colheu o resultado. Logo que entrou, o garoto já deu trabalho em um cruzamento. Na segunda tentativa, decidiu a vitória do Santos após bela jogada de Soteldo.

Bruno Marques comemora gol do Santos sobre o Botafogo — Foto: Ivan Storti / Santos FC

Bruno Marques comemora gol do Santos sobre o Botafogo — Foto: Ivan Storti / Santos FC

Assim, o Santos conseguiu a terceira vitória consecutiva na temporada – antes, já havia batido São Paulo e Boca Juniors. Essa é a melhor sequência do Peixe sob comando de Cuca, justamente às vésperas da final da Libertadores, marcada para o dia 30 de janeiro, no Maracanã, contra o Palmeiras.

O Santos volta a jogar na quinta-feira, às 19h (de Brasília), quando visita o Fortaleza no estádio Castelão. Antes da decisão, o Peixe ainda enfrenta Goiás e Atlético-MG.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias