Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Palmeiras vence clássico divertido e vive encruzilhada na rodada final do Paulista

Com as duas últimas vitórias do Palmeiras, incluindo a da última quinta-feira sobre o Santos, e os tropeços do Novorizontino, o Verdão não depende apenas de

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 07/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h15


Ao bater o Santos, Verdão ainda tem chances de avançar às quartas de final, mas deve manter planos de usar reservas no Estadual por conta do calendário

Com as duas últimas vitórias do Palmeiras, incluindo a da última quinta-feira sobre o Santos, e os tropeços do Novorizontino, o Verdão não depende apenas de si, mas vai disputar a última rodada da fase de grupos do Paulistão com chance de avançar às quartas de final.

Ainda que o auxiliar João Martins já tenha dito que o plano será mantido de não usar os titulares no Estadual, a comissão técnica está em uma encruzilhada: manter o padrão do Paulista e escalar o time C na partida de véspera da Libertadores, ou mesclar com o time B, que venceu o Santos, para tentar a vaga no mata-mata?

Se o Paulista em 2020 abriu o caminho de taças para o Verdão, neste ano tem sido uma dor de cabeça para Abel Ferreira por conta do calendário com jogos a cada dois dias. O técnico não abre mão de um intervalo maior de descanso, pensando sempre na Copa Libertadores, e na terça o Palmeiras visitará o Independiente Del Valle, no Equador.

Mas antes, encerrará no domingo a fase de grupos do Paulista. E se o time vai ao Moisés Lucarelli com chances de classificar é muito por conta da sequência de jogadores que aproveitaram as chances no time B, como Gustavo Scarpa. Autor do gol da vitória contra o Santo André, ele deu duas assistências no triunfo sobre o Santos e é o maior assistente da temporada, com cinco passes para gol.

Fabrício Crepaldi e Thiago Ferri analisam vitória do Palmeiras sobre o Santos no Paulistão

Fabrício Crepaldi e Thiago Ferri analisam vitória do Palmeiras sobre o Santos no Paulistão

Mesmo com reservas no Allianz Parque, o Palmeiras fez uma partida divertida contra o rival, agora já eliminado das quartas e até ameaçado de rebaixamento no Paulistão.

Sem os três zagueiros, Abel voltou a usar uma linha com quatro jogadores atrás, incluindo Danilo Barbosa, mais uma vez improvisado na zaga e destaque no duelo. Ele, Scarpa e o jovem Giovani, de 17 anos de idade, estão entre os que melhor vêm aproveitando as chances neste Paulistão.

Defensivamente, o Palmeiras não fez um bom jogo e deu bastante espaço ao Santos, mas com a posse de bola teve um jogo muito forte pelos lados do campo, com Viña pela esquerda – o lateral fez um gol e deu uma assistência – e Giovani pela direita.

Melhores momentos: Palmeiras 3 x 2 Santos pela 11ª rodada do Campeonato Paulista

Melhores momentos: Palmeiras 3 x 2 Santos pela 11ª rodada do Campeonato Paulista

Depois de jogos com desempenho abaixo do esperado, os reservas deixaram boa impressão no clássico e até Esteves, tão contestado por parte da torcida, teve participação decisiva ao entrar e logo depois fazer o gol da vitória por 3 a 2.

De fato, seria um risco muito grande usar titulares contra a Ponte tendo um jogo no Equador dois dias depois. Mas é possível mesclar atletas dos times B e C e mantê-los, caso consiga uma vaga nas quartas – para isso, precisa vencer a Ponte Preta e torcer para que o Novorizontino não vença o Corinthians.

Entre torcedores, há o desejo de ver a equipe no mata-mata, defendendo o título paulista. Na comissão técnica, há o desejo de ter um calendário que não seja tão sacrificante. Independentemente do resultado, uma coisa é certa: a campanha não é, nem de longe, um vexame.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias