Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Palmeiras é dominado pelo Bragantino, mas mostra que força individual pode ser decisiva

Era um domingo para testar nomes, descansar outros e, ao mesmo tempo, buscar três pontos fundamentais na briga por um lugar no G-4 do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras é dominado pelo Bragantino
Palmeiras é dominado pelo Bragantino

Redação Publicado em 28/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h38


Time sofre com desfalques e joga mal, mas Weverton, Gabriel Menino e Luiz Adriano resolvem

Era um domingo para testar nomes, descansar outros e, ao mesmo tempo, buscar três pontos fundamentais na briga por um lugar no G-4 do Campeonato Brasileiro.

Entre esses três espectros, o Palmeiras sai do Allianz Parque com notícias positivas. Apesar de ter sido dominado pelo Red Bull Bragantino, o Verdão venceu por 1 a 0 e ainda ratificou um ponto importante: tem no elenco quem decida jogos pela qualidade individual.

Neste quesito, Gabriel Menino, Luiz Adriano e Weverton se sobressaíram. Os dois primeiros resolveram na frente. Já o goleiro fez uma defesa excepcional para assegurar a pequena vantagem. Qualidade individual que decide partidas é fundamental para o sucesso, embora o próprio Abel Ferreira repita a restrição a individualizar análises nos jogos.

Coletivamente, o Palmeiras pouco rendeu. As oito mudanças na comparação com o time que enfrentou o América-MG na quarta-feira e a longa sequência se apresentaram como obstáculos diante de um Red Bull Bragantino que controlou o jogo e criou chances, principalmente nos 45 minutos finais.

Também se nota a diminuição da intensidade do Palmeiras. O lado físico começa a pesar e preocupa. São apenas dois dias de preparação para a volta contra o América-MG, que vale vaga na final da Copa do Brasil, e nove para encarar o River Plate pela Libertadores. Neste período em que a temporada pode ser definida, o descanso de todo o elenco surge como um item de preocupação.

Luiz Adriano comemora o gol anotado na vitória do Palmeiras sobre o Bragantino — Foto: Marcos Ribolli

Luiz Adriano comemora o gol anotado na vitória do Palmeiras sobre o Bragantino — Foto: Marcos Ribolli

O que deu certo

Em uma noite ruim de desempenho, poucas coisas podem entrar neste trecho do texto. Talvez a grande notícia corresponda ao fato de o Palmeiras possuir atletas com qualidade suficiente para decidir um jogo complicado na base da individualidade.

Melhor atleta do time nas últimas semanas, Gabriel Menino achou um belíssimo cruzamento para Luiz Adriano, a referência ofensiva que faltava, anotar o gol do confronto. Na defesa, Weverton também se mostrou decisivo ao fazer grande defesa em chute de Cuello.

Time comandado por Abel Ferreira acabou dominado pelo Bragantino no segundo tempo — Foto: Marcello Zambrana / Estadão Conteúdo

Time comandado por Abel Ferreira acabou dominado pelo Bragantino no segundo tempo — Foto: Marcello Zambrana / Estadão Conteúdo

O que deu errado

O Palmeiras apresentou falhas tradicionais de times desentrosados na partida deste domingo. Com quase um time inteiro diferente, a equipe se apresentou espaçada na primeira etapa e deu campo para o Bragantino controlar o duelo.

Um exemplo deste desentrosamento ocorreu com menos com 15 minutos, quando Ryler aproveitou espaço entre Alan Empereur e Viña e quase abriu o placar.

Em nenhum momento da partida, a marcação realmente encaixou, com o time visitante controlando a posse de bola, rondando a área e até acertando a trave de Weverton.

O Palmeiras acabou até acuado pelo Bragantino, que terminou dominando a maior parte do confronto e não arrancou um ponto na arena também em virtude das graves falhas nas finalizações.

Próximos passos

Depois de descansar algumas peças, o Palmeiras volta a pisar no acelerador para dois dos jogos mais importantes da temporada. Na quarta-feira, às 21h30, a equipe vai até Belo Horizonte para disputar com o América-MG uma vaga na final da Copa do Brasil.

No primeiro confronto, empate por 1 a 1 no Allianz Parque. Portanto, quem vencer no estádio Independência leva a vaga para disputar o título com Grêmio ou São Paulo.

Após o compromisso em BH, o Palmeiras se concentra no esperado duelo contra o River Plate. A primeira partida ocorrerá na Argentina no dia 5 de janeiro, às 21h30. Portanto, sem muito descanso para um elenco que se mostra desgastado.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias