Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: O que esperar de Bucks e Hawks na final da Conferência Leste

Depois de passar nos testes para cardíacos dos jogos 7 no fim de semana, Milwaukee Bucks e Atlanta Hawks iniciam a final da Conferência Leste nesta

BUCKS
BUCKS

Redação Publicado em 23/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h31


Giannis Antetokounmpo e Trae Young duelam por uma vaga na final da NBA após confrontos decididos no jogo 7

Depois de passar nos testes para cardíacos dos jogos 7 no fim de semana, Milwaukee Bucks e Atlanta Hawks iniciam a final da Conferência Leste nesta quarta-feira, às 21h30, com pesos distintos sobre os ombros. Todos os duelos da série melhor-de-sete serão transmitidos pelo Sportv, no mesmo horário, em dias alternados.

Os Bucks, de Giannis Antetokounmpo, chegam a esta fase pela segunda vez em três anos. Têm um time maduro, experiente em playoffs, eliminaram o favorito Brooklyn Nets e contam com a vantagem do mando de quadra. Já os Hawks voltam à final do Leste depois de seis anos, com outra geração de jovens talentos. Liderados por Trae Young, possuem amplo arsenal ofensivo, que surpreendeu New York Knicks e Philadelphia 76ers nas fases anteriores e é capaz de fazer frente a outro protagonista da NBA.

Como os dois times chegaram até aqui?

Os Bucks terminaram a temporada regular em terceiro no Leste, depois de uma luta até o fim pelas primeiras posições com os Sixers e os Nets. Do outro lado, os Hawks ficaram em quinto, numa grande arrancada após a demissão do técnico Lloyd Pierce e a efetivação de Nate McMillan.

Nos playoffs, os Hawks eliminaram de maneira surpreendentemente fácil o New York Knicks, por 4 a 1. Depois, derrubaram Joel Embiid e companhia fora de casa, num jogo 7 decidido nos últimos lances. Já os Bucks varreram o Miami Heat no primeiro round e acabaram com as chances do Brooklyn também em 7 jogos, apesar do desempenho histórico de Kevin Durant na série.

Enterrada de Giannis para os Bucks no jogo 7 contra os Nets

Enterrada de Giannis para os Bucks no jogo 7 contra os Nets

Nos três confrontos entre as duas equipes nesta temporada, duas vitórias para o time de Milwaukee. No último deles, em 25 de abril, porém, Atlanta venceu em casa por 111 a 104. Trae Young não jogou, e Bogdan Bogdanovic foi o nome do duelo, com 32 pontos.

Como jogará o Milwaukee Bucks?

Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton são as referências ofensivas do time, que não tem contado com bom aproveitamento de arremessos de Jrue Holiday nos últimos jogos. O pivô Brook Lopez é outra opção, com PJ Tucker mais concentrado na defesa. O banco pouco colabora em termos de pontuação.

O time é apenas o nono que mais tenta arremessos de três nos playoffs. Por outro lado, é dominante no garrafão, com o quarto maior número de pontos convertidos na área pintada. Grande parte disto é resultado dos ataques de Giannis e Middleton à cesta. No quesito pontos após assistências, Milwaukee é apenas o 14º.

Os Bucks têm a melhor defesa da pós-temporada, em média de pontos sofridos por posse de bola. Levou o menor número de pontos no garrafão, o segundo menor em jogadas de transição e é a quinta melhor defesa em arremessos de três, em porcentagem de acertos do adversário.

Como jogará o Atlanta Hawks?

A diversidade de armas ofensivas é o ponto forte dos Hawks, apesar de o foco estar no arisco Trae Young. Bogdan Bogdanovic sofre com dores no joelho e não está claro se terá limitações na série. Kevin Huerter ganhou a posição de titular durante a confronto com os Sixers e foi o cestinha do jogo 7.

John Collins e Clint Capela fazem ótimo trabalho no garrafão, com jogadas de pick’n roll e ponte aérea, enquanto que peças-chave em termos ofensivos vêm do banco: Danilo Gallinari e Lou Williams. Assim como os Bucks, os Hawks estão entre os que menos arremessam de três nos playoffs: são apenas o 11º em porcentagem de tentativas. A versatilidade é a marca do time.

Em termos defensivos, a equipe é a que menos permite arremessos do perímetro nos playoffs. No garrafão, porém, não tem a mesma eficiência. É apenas a oitava melhor em pontos cedidos na área pintada. No total, os Hawks são a quarta melhor defesa da pós-temporada, em média de pontos sofridos por posse de bola.

Trae Young infernizou a defesa dos Sixers — Foto: Tim Nwachukwu/Getty Images

Trae Young infernizou a defesa dos Sixers — Foto: Tim Nwachukwu/Getty Images

Quem é o favorito?

Como entrar na defesa cerrada dos Bucks, tanto do perímetro quanto dentro do garrafão? Quem vai parar Giannis Antetokounmpo com suas penetrações em passadas largas? São perguntas que poucos times na NBA têm a capacidade de responder. Depois de Ben Simmons, Trae Young terá outro dos grandes defensores da liga na cola: Jrue Holiday. Atlanta já mostrou que pode encarar defesas sólidas e desmontar esquemas, como fez com os Knicks, mas o desafio é maior desta vez. Milwaukee é o favorito da série, e os Hawks gostam de estar nesta posição.

Agenda

Jogo 1: Quarta (23/6), 21h30 – Milwaukee x Atlanta
Jogo 2: Sexta (25/6), 21h30 – Milwaukee x Atlanta
Jogo 3: Domingo (27/6), 21h30 – Atlanta x Milwaukee
Jogo 4: Terça (29/6), 21h30 – Atlanta x Milwaukee
Jogo 5: Quinta (1º/7), 21h30 – Milwaukee x Atlanta (se necessário)
Jogo 6: Sábado (3/7), 21h30 – Atlanta x Milwaukee (se necessário)
Jogo 7: Segunda (5/7), 21h30 – Milwaukee x Atlanta (se necessário)

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias