Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: líder São Paulo abre vantagem com mérito e joga o melhor futebol do Brasil

A vitória do São Paulo sobre o Fluminense é um importante passo na briga pelo título do Brasileirão. Os sete pontos de vantagem para Atlético-MG e Flamengo

lider Sâo paulo
lider Sâo paulo

Redação Publicado em 27/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h41


Resultados e números na tabela refletem bom desempenho do time dentro de campo

A vitória do São Paulo sobre o Fluminense é um importante passo na briga pelo título do Brasileirão. Os sete pontos de vantagem para Atlético-MG e Flamengo (tem um jogo a menos) a 11 partidas do fim do campeonato traduzem nos números o bom desempenho do Tricolor de Fernando Diniz.

Pode parecer exagero diante da maneira como o time construiu a vitória no Maracanã, mas o São Paulo joga o melhor e mais regular futebol do Brasil. Exceção feita à derrota para o Corinthians, na casa do rival, o Tricolor do Morumbi mantém recentemente um nível de atuação com ideia clara de jogo e domínio dos adversários.

Sim, o São Paulo oscilou ao longo do jogo no último sábado. Sofreu riscos. Cedeu chances ao Flu, principalmente no segundo tempo. Foi pressionado no fim. Mas no geral jogou melhor e mereceu a vitória.

Como também merecia melhor resultado na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, pela primeira semifinal da Copa do Brasil, em Porto Alegre.

Na minha opinião, inclusive, o São Paulo jogou melhor na derrota para o Grêmio do que na vitória diante do Fluminense. Pelo domínio e chances cedidas aos adversários nos respectivos jogos.

Brenner comemora gol do São Paulo contra o Fluminense — Foto: André Durão

Brenner comemora gol do São Paulo contra o Fluminense — Foto: André Durão

No Maracanã, um resultado diferente da vitória do São Paulo possivelmente inundaria a internet de críticas à saída de bola do time de Fernando Diniz. Isso porque o gol do Fluminense nasceu de um erro de Gabriel Sara na troca curta de passes.

Mas vale lembrar: este foi apenas o segundo gol sofrido pelo São Paulo em erros dessa maneira durante toda a temporada (o outro foi na derrota para a LDU, pela Libertadores).

Pela quantidade de gols e jogadas criadas justamente por meio da saída de bola construída com passes, a conta é amplamente favorável ao São Paulo.

São Paulo venceu o Fluminense no Maracanã e abriu vantagem na liderança  — Foto: André Durão

São Paulo venceu o Fluminense no Maracanã e abriu vantagem na liderança — Foto: André Durão

Ao longo do jogo no Maracanã, um detalhe chamou a atenção: a quantidade de jogadores do São Paulo dentro da área para finalizar as jogadas. Seja em lances de sucesso ou não.

Veja abaixo:

Contra-ataque do São Paulo com Brenner no domínio da bola pela esquerda, e um bloco de quatro jogadores atacando a área: Gabriel Sara, Luciano, Igor Gomes e Igor Vinicius. Brenner acabou tropeçando e errou a tomada de decisão.

Ataque do São Paulo contra o Fluminense — Foto: ge

Ataque do São Paulo contra o Fluminense — Foto: ge

Reinaldo arma o cruzamento, e três são-paulinos enfrentam três defensores do Flu no mano a mano. Não há sobra. Cenário perfeito para Brenner achar o espaço e se livrar do marcador para fazer o gol.

Primeiro gol do São Paulo no Maracanã: 3 x 3 dentro da área — Foto: ge

Primeiro gol do São Paulo no Maracanã: 3 x 3 dentro da área — Foto: ge

Diante do Grêmio, nesta quarta-feira, o São Paulo pode virar o placar, se repetir o desempenho da derrota em Porto Alegre e vencer por dois gols de diferença (vitória simples leva a decisão aos pênaltis). Pode também cair na semifinal da Copa do Brasil, com um empate ou nova derrota para o Grêmio.

Classificação ou eliminação. Seja qual for o resultado no Morumbi, a liderança do Brasileirão seguirá por mérito em boas mãos.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias