Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: jejum prova que Sylvinho precisa achar soluções do meio para a frente no Corinthians

Passados sete jogos de Sylvinho no comando do Corinthians, há uma clara organização defensiva na equipe. Organização esta proporcional à falta de intensidade,

CORINTHIANS
CORINTHIANS

Redação Publicado em 21/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h29


Timão não vence desde o começo do mês, embora esteja mais organizado na defesa

Passados sete jogos de Sylvinho no comando do Corinthians, há uma clara organização defensiva na equipe. Organização esta proporcional à falta de intensidade, criatividade e soluções do meio para a frente – lacuna responsável pelo empate sem gols com o Bahia, neste domingo, em Salvador.

Nesta sete primeiras partidas, o Timão sofreu seis gols, mas marcou apenas três. Se Sylvinho “achou” a zaga ao colocar João Victor ao lado de Gil, claramente ainda não conseguiu fazer a equipe funcionar do meio para a frente. A exceção talvez seja Cantillo, adaptado à função de primeiro volante.

No meio da semana, o Corinthians entra em campo para enfrentar o Sport, em casa, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, com a obrigação de marcar gols e vencer.

Sonolento

Quem acompanhou o primeiro tempo de Bahia x Corinthians em algum momento provavelmente sentiu sono. Em Pituaçu, as duas equipes entregaram pouquíssima intensidade. O Timão terminou com 56% de posse de bola, mas apenas um chute certo.

Para esse jogo, a estratégia de Sylvinho mudou. Sem Gustavo Mosquito e Luan, dois titulares, optou pelas entradas de Ramiro aberto pela direita e Jô centralizado, admitindo jogar com um centroavante desde o início pela primeira vez.

O grande erro do técnico foi brecar as chegadas de Fagner ao ataque. Novamente, o lateral-direito foi apenas “mais um” na defesa alvinegra. Chegou pouco à frente.

Boas jogadas ficaram restritas a lampejos de Mateus Vital (em tarde de mais dedicação à marcação do que ao ataque) e um lance de profundidade de Ramiro com toque para Gabriel da linha de fundo para o meio da área. No mais, pobreza de ideias.

Aos 9 min do 1º tempo - finalização certa de Gabriel do Corinthians contra o Bahia

Aos 9 min do 1º tempo – finalização certa de Gabriel do Corinthians contra o Bahia

Correções

Correções foram feitas por Sylvinho na etapa final. Não de peças, mas de ideias. E em 20 minutos, as coisas mudaram. Fagner, mais solto, criou três boas chances no começo da etapa complementar. Finalizou e trocou passes importantes, ratificando sua importância ofensiva para o Corinthians.

Em um elenco com limitação de opções, brecar as descidas do lateral ao ataque soa como um equívoco do treinador corintiano. Há de se potencializar boas opções, não ceifá-las.

Aos 24 seg do 2º tempo - finalização certa de Fagner do Corinthians contra o Bahia

Aos 24 seg do 2º tempo – finalização certa de Fagner do Corinthians contra o Bahia

Mente mais eficaz nas viradas de jogo e enfiadas de bola, Cantillo deixou de jogar sozinho na etapa complementar, com um time um pouco mais intenso e móvel. Roni deu lugar a Vitinho, e o jogo coletivo fluiu um pouco melhor.

O Corinthians de Sylvinho tem organização e se apresenta, de fato, como um time, mas visivelmente o técnico ainda não achou as devidas opções ofensivas para executar suas principais ideias. É de suma importância voltar a vencer para deslanchar o trabalho.

Careca Bertaglia elogia Jô e diz: "Cantillo fez uma grande partida"

Careca Bertaglia elogia Jô e diz: “Cantillo fez uma grande partida”

Corinthians em números

  • 48% de posse de bola
  • 10 finalizações
  • 3 finalizações no gol
  • 505 passes (421 deles certos)
  • 123 perdas de posse de bola
  • 42 duelos ganhos
  • 12 desarmes
  • 19 cruzamentos (2 certos)

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias