Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Hernanes assume protagonismo e faz Sport sonhar com reação na Série A

As saídas de André e Thiago Neves - ao longo das últimas duas semanas - provocaram um clima de incerteza sobre a capacidade do Sport reagir na Série A.

Análise: Hernanes assume protagonismo e faz Sport sonhar com reação na Série A
Análise: Hernanes assume protagonismo e faz Sport sonhar com reação na Série A

Redação Publicado em 05/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h44


Meia-atacante torna-se destaque na vitória sobre o Grêmio – primeira conquistada com o técnico Gustavo Florentín e logo após as saídas de André e Thiago Neves

As saídas de André e Thiago Neves – ao longo das últimas duas semanas – provocaram um clima de incerteza sobre a capacidade do Sport reagir na Série A. Principalmente diante da turbulência causada pela sequência de erros administrativos no clube. No entanto, na primeira partida sem a dupla de medalhões, Hernanes chamou a responsabilidade para si e assumiu o protagonismo pelo Rubro-negro.

Hernanes comanda vitória do Sport sobre o Grêmio, na Série A — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Hernanes comanda vitória do Sport sobre o Grêmio, na Série A — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Sem a velocidade do auge da carreira – mas com a experiência construída neste período -, o meia soube utilizar a transpiração da equipe para comandar a primeira vitória do Sport com o técnico Gustavo Florentín: o 2 a 1 sobre o Grêmio, no Rio Grande do Sul.

O resultado encerrou uma sequência no Sport de oito partidas sem vencer e sem marcar gols. Hernanes não balançou as redes, mas foi decisivo pelo resultado – explica o comentarista da Globo, Cabral Neto.

– Ele teve uma grande atuação. Controlou o meio-campo, deu ritmo ao time, participou na criação, na marcação e foi decisivo. Sofreu e cobrou a falta do primeiro gol (de Gustavo) e iniciou a jogada do segundo (de Mikael).

Aos 7 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Gustavo do Sport contra o Grêmio

Hernanes assumiu o posto de meia de ligação, ofereceu dinâmica ao setor de criação e construiu (além de executar) oportunidades de finalização. O camisa 08 fez jogadas que demonstraram nível técnico e habilidade com os dois pés, avalia o comentarista Cabral Neto.

– Os números dele na partida foram ótimos indicativos da produção. Hernanes teve o maior número de passes certos no Sport (ao lado de Sander), apenas um passe errado, foi o atleta rubro-negro que mais sofreu faltas, o que mais chutou, que mais driblou e o que deu o maior número de passes para finalizações.

Aos 22 min do 1º tempo – finalização certa de Hernanes do Sport contra o Grêmio

O meia-atacante, inclusive, chamou a atenção nos minutos finais da partida com um lance em que desvia de quatro jogadores do Grêmio de forma sequencial. Ao longo da partida, Hernanes fez três finalizações e outros três passes para tentativas dos companheiros.

Hernanes contra o Grêmio

  • 3 finalizações (rubro-negro que mais finalizou)
  • 32 passes certos (rubro-negro que mais acertou – ao lado de Sander)
  • 1 passe errado
  • 3 dribles
  • 3 passes para finalizações
  • 5 faltas sofridas

Hernanes dá belo drible na vitória do Sport por 2 a 1 sobre o Grêmio

O desempenho de Hernanes rendeu um posto na Seleção da Rodada do Brasileirão e tornou-se determinante pela reação do Sport no campeonato. Reduziu a distância para deixar o Z-4 – de sete para quatro pontos.

Além do resultado imediato, o desempenho demonstrou, principalmente, a possibilidade de crescimento da equipe – mesmo após as saídas de referências no elenco.

– A sólida atuação coletiva, aliada ao alto rendimento de Hernanes, deixaram a impressão de um maior potencial da equipe nesta Série A. Não dá para saber o tamanho da reação que a equipe pode ter, mas ficou nítido que há de onde extrair melhor desempenho. O desafio agora será ganhar regularidade, intensificando a evolução.

Hernanes em campo pelo Sport, durante a vitória sobre o Grêmio — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Hernanes em campo pelo Sport, durante a vitória sobre o Grêmio — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias