Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Corinthians vence jogos, mas ainda parece longe de se encontrar como time

Sim, estamos falando do Corinthians.

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 12/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h58


Timão é o melhor do Paulistão, não perde há dez jogos, mas tem jogado um futebol muito pobre

Como pode um time que não perde há dez partidas não receber elogios? Como é possível que o melhor time do Campeonato Paulista não empolgue o seu torcedor neste início de 2021?

Sim, estamos falando do Corinthians.

Após seis jogos, o Timão não perdeu ainda no Paulistão, com quatro vitórias e dois empates. O aproveitamento é de 77,8%, o maior do campeonato. A última derrota da equipe foi no Brasileirão, em 17 de fevereiro, quando levou 1 a 0 do Santos na Vila. São cinco vitórias e cinco empates desde então.

Como diria o comentarista Lédio Carmona: “Legal”.

Afinal, são números que, quando analisados friamente, pesam pouco. “Mas vencer é bom para dar tranquilidade a Mancini e aos jovens”, dirá um analista mais otimista. E você realmente acha que alguém no CT Joaquim Grava está tranquilo? Mancini está incomodado.

O torcedor mais imediatista está impaciente. Quer ver pela TV algum indicativo de bom futebol. Até aqui, sejamos francos, o Corinthians não parece um time de futebol em crescimento ou evolução.

Jogou mal e venceu contra o Mirassol. Jogou mal, empatou e levou a vaga nos pênaltis contra o Retrô-PE. Jogou mal, viu a trave impedir o gol de Régis, e venceu o Guarani na noite de domingo, no Brinco de Ouro. O time lidera o Grupo A com 14 pontos.

Corinthians chega a dez vitórias seguidas e melhor campanha do Paulistão. Mas, e o desempenho? — Foto: Marcos Ribolli

Corinthians chega a dez vitórias seguidas e melhor campanha do Paulistão. Mas, e o desempenho? — Foto: Marcos Ribolli

É preciso ser paciente com os meninos, é claro. Vitinho e Cauê fizeram apenas os seus primeiros jogos como profissional e ainda vão crescer. Rodrigo Varanda teve nova chance e foi mal. Tem oscilado. O processo é assim mesmo. Esse é um risco assumido.

Mas após 15 dias de treino, todos esperavam mais da equipe como um todo. O time errou 88 passes dos 508 que tentou. Fábio Santos, um dos pilares, errou 20! O jogo não fluiu.

A iniciação das jogadas com Bruno Méndez até funcionou. Em vários momentos o time conseguia sair do sufoco imposto pelo Guarani com passes no chão, triangulando com os volantes Gabriel e Ramiro e com Fagner pela direita.

Mas, do meio para frente, o time foi pouquíssimo criativo. Os dois pontas (Varanda e Gustavo Mosquito) tiveram atuação apagadíssima. Vitinho parecia ainda acuado.

Até o gol marcado pelo Corinthians pareceu um acaso. Léo Natel cruzou errado, a bola acertou o travessão e ficou viva para Cauê marcar. Gol importante para o garoto que, mais leve, pode vir a ser o substituto de Jô. Mas, numa visão geral, o Corinthians não tem nem uma cara nesta temporada.

Gol do Corinthians! Léo Natel cruza, Gabriel espalma, e Cauê completa, aos 27 do 2ºT

Gol do Corinthians! Léo Natel cruza, Gabriel espalma, e Cauê completa, aos 27 do 2ºT

Um levantamento do site Footstats, inclusive, prova isso. O Corinthians é, entre os 16 times do campeonato, apenas o 12º que mais acerta passes (300 por jogo), o 15º em porcentagem de acertos (86%) e o 13º em número de finalizações (8,7 por partida). Muito pouco para um time desta grandeza.

Por conta dos adiamentos dos jogos causados pelos protocolos da pandemia, a FPF vai espremer jogos no calendário dos times, o que certamente diminuirá ainda mais o nível técnico dos jogos.

Na terça, o Timão pega a Ferroviária em Araraquara. Na sexta, recebe o São Bento em casa. Adversários que o Corinthians já mostrou que, na camisa, é capaz de competir e vencer.

O torcedor, porém, que tem comprado a ideia de um time jovem e barato em 2021, quer mais. Logo haverá clássicos. Jogos eliminatórios. Brasileirão. A Fiel quer ver uma boa atuação para ter ao menos sua esperança alimentada. Afinal, não é disso que temos vivido nos últimos meses?

Cauê foi uma das novidades do Corinthians entre os titulares — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Cauê foi uma das novidades do Corinthians entre os titulares — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias