Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Corinthians já não é mais o time que só espera o adversário, mas o que também sufoca

Os dois primeiros jogos do técnico Jair Ventura à frente do Corinthians foram de preocupação com o que foi apresentado no sistema ofensivo. Contra o

Análise: Corinthians já não é mais o time que só espera o adversário, mas o que também sufoca
Análise: Corinthians já não é mais o time que só espera o adversário, mas o que também sufoca

Redação Publicado em 01/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h56


Jair Ventura muda estilo do Timão e vai dando sua cara à equipe

Os dois primeiros jogos do técnico Jair Ventura à frente do Corinthians foram de preocupação com o que foi apresentado no sistema ofensivo. Contra o Palmeiras, na 24ª rodada do Brasileirão, e no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, o time não deu nenhum chute em direção ao gol.

Após as duas partidas bem abaixo dos homens de frente, Jair Venturaafirmou que a postura do Corinthians seria totalmente diferente nos próximos jogos. E ele vem conseguindo cumprir com sua palavra.

No empate em 0 a 0 diante do América-MG, no último sábado, pela 27 ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe finalizou 15 vezes e mostrou que a falta de ofensividade é passado.

Veja a evolução de finalizações (para fora e no gol) do Corinthians com Jair Ventura:

Brasileirão:

  • 24ª rodada: Palmeiras x Corinthians – 5 finalizações
  • 25ª rodada: Corinthians x Sport – 10 finalizações
  • 26ª rodada: Corinthians x Internacional – 10 finalizações
  • 27ª rodada: América-MG x Corinthians – 15 finalizações

Copa do Brasil:

  • Jogo de ida da semifinal: Flamengo x Corinthians – 3 finalizações
  • Jogo de volta da semifinal: Corinthians x Flamengo – 6 finalizações
Jair Ventura dá outra cara para o Corinthians  — Foto: Rodney Costa/Eleven/Estadão Conteúdo

Jair Ventura dá outra cara para o Corinthians — Foto: Rodney Costa/Eleven/Estadão Conteúdo

Nos últimos dois anos, principalmente com o técnico Fábio Carille, o Corinthians se caracterizou por ser um time que pouco propunha o jogo. Era uma equipe que esperava ser atacado para então contra-golpear. Na maioria das vezes dava certo, e o treinador deixou o clube com a conquista de um Campeonato Brasileiro e dois Campeonatos Paulista.

A tática, porém, perdeu muito sua efetividade devido às perdas no elenco e por conta do estudo dos adversários. Era a hora de mudar. Com Osmar Loss não foi possível, seu sistema era muito semelhante ao anterior.

A incumbência, então, ficou para Jair Ventura. Aos poucos, ele vai implementando seu estilo de jogo. Contra o América-MG, por exemplo, mostrou que o Corinthians não vai ter um time que espera o adversário, mas sim uma que sufoca, que não tem medo de arriscar, que gosta de ter a posse de bola.

No último sábado, mesmo sem quatro titulares (Danilo Avelar, Douglas, Jadson e Fagner) e jogando fora de casa, o Timão deixou o Independência com mais posse de bola (57% x 43%), mais finalizaçõs (15 x 9), mais chances reais de gols (5×1) e com menos passes errados (13×28).

– Se a gente seguir com esse desempenho, vai ficar muito mais perto da vitória. Foi o nosso melhor jogo em termos de criação, de controle do jogo. Pena não ter vencido – afirmou Jair Ventura em entrevista coletiva após o empate com os mineiros.

– Vale a confirmação de resgatar a confiança de jogar fora (de casa) como se estivesse jogando em casa – completou.

Na próxima rodada, o Corinthians pega o Flamengo, dentro de sua arena, e tem a chance de comprovar o nível de atuação contra uma equipe que ainda aspira o título do Campeonato Brasileiro.

Jair Ventura durante partida do Corinthians contra o América-MG — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Jair Ventura durante partida do Corinthians contra o América-MG — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthiansdse

Compartilhe  

últimas notícias