Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Corinthians é cauteloso em início de renovação, sofre para criar, mas passa ileso em estreia

Quem esperava uma revolução completa no Corinthians com a chegada da nova temporada deve rever as expectativas. A estreia no Paulistão, com empate por 0 a 0

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 01/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h52


Contra o Bragantino, Timão chega ao terceiro jogo seguido sem ser vazado, porém, comete muitos erros de passe e gera pouco risco. Mancini observa jovens e evita mudanças bruscas

Quem esperava uma revolução completa no Corinthians com a chegada da nova temporada deve rever as expectativas. A estreia no Paulistão, com empate por 0 a 0 com o Bragantino, neste domingo, em Bragança Paulista, deixou evidente que Vagner Mancini deve cumprir a promessa de usar jovens jogadores, mas com cautela e de forma gradual.

Pelo menos neste começo de estadual, o Corinthians “ano/modelo” 2021 não deve ser muito diferente de sua versão anterior.

Tendo diversos desfalques, o treinador lançou Rodrigo Varanda, de 18 anos, como titular do ataque, mas manteve a base da equipe que vinha disputando o Brasileirão.

Na lateral direita, mais uma vez Mancini preferiu improvisar Bruno Méndez no lugar de Fagner em vez de usar algum jovem. Também teve zelo para não queimar Gabriel Pereira, e recorreu ao meia apenas no segundo tempo – assim como Cauê, atacante que se destacou no sub-17 e fez sua estreia como profissional aos 24 minutos da etapa final.

Os garotos entrarão a conta-gotas. Dessa forma, entrosamento e organização tática da equipe são menos afetados, mas a renovação também leva mais tempo.

Rodrigo Varanda é observado de perto por Vagner Mancini na partida entre Bragantino x Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Rodrigo Varanda é observado de perto por Vagner Mancini na partida entre Bragantino x Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Contra o Bragantino, afora a presença dos novos nomes já citados, o Corinthians apresentou pouca coisa nova. Tanto é que repetiu o placar pelo terceiro jogo seguido.

Já são três duelos sem sofrer gols. Por outro lado, o Timão não marca há 431minutos.

Sem os laterais titulares Fagner e Fábio Santos, o Corinthians sofreu alguns sustos defensivos, mas foi salvo por defesas de Cássio e também pelo VAR, que anulou um gol do Bragantino nos minutos finais.

Mesmo com algumas dificuldades naturais de um zagueiro que joga improvisado, Bruno Méndez se saiu bem. Já Lucas Piton não esteve numa boa jornada, errando muitos passes e cometendo vacilos defensivos.

À frente da zaga, Mancini armou um tripé de volantes, que contava com Cantillo centralizado, recuando bastante para ajudar na saída de bola, Gabriel pela esquerda e Ramiro na direita.

Formação titular do Corinthians contra o Bragantino — Foto: ge

Formação titular do Corinthians contra o Bragantino — Foto: ge

O começo de jogo foi muito ruim, com o Bragantino tendo controle da bola e das principais ações. Acuados, os visitantes conseguiram finalizar pela primeira vez apenas aos 18 minutos.

Além de dar espaço para a equipe do interior trabalhar, o Corinthians errou muitos passes (29% das tentativas, o que representa quase um a cada três).

Aos poucos, Timão ajustou a marcação e equilibrou um pouco a partida. Porém, ainda faltava alguém que pensasse o jogo, papel que Cantillo não consegue desempenhar como protagonista. Esperava-se que Cazares pudesse fazer isso ao entrar no segundo tempo, mas o equatoriano também esteve abaixo.

Diante de um adversário superior – sim, hoje o Bragantino é melhor do que o Timão – o empate na estreia ficou de bom tamanho. A prioridade neste começo de Paulistão deve ser testar os jovens e reformular a equipe, mas não é possível descuidar dos resultados. Sem eles, ficará mais difícil lançar os garotos.

Além de todas as dificuldades financeiras e técnicas, o Corinthians também foi brindado por uma tabela bem complicada neste início de Estadual. Quarta-feira já tem clássico contra o Palmeiras.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias