Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Corinthians anima mesmo em derrota, e Luan prova que pode ser mais do que “planta”

Luan mostrou na noite de terça-feira que ainda há esperança. Sim, ele pode deixar de ser uma planta no Corinthians, pode passar a ser notado e, quem sabe, até

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 14/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h14


Meio-campista ganha chance, faz bom primeiro tempo e se destaca diante da Ferroviária

Se você não estiver acostumado com o linguajar de reality show, eu te explico: uma “planta” é aquela pessoa que participa do Big Brother Brasil com atuação de figurante, sem chamar a atenção. Como um vaso de flor encostado na sala de espera de um consultório médico. Que quase ninguém nota.

Ok, Thaisplicado. Mas vamos ao futebol.

Luan mostrou na noite de terça-feira que ainda há esperança. Sim, ele pode deixar de ser uma planta no Corinthians, pode passar a ser notado e, quem sabe, até chamar o protagonismo.

Basta manter viva a chama que teve nos primeiros 45 minutos da derrota por 2 a 1 para a Ferroviária, em Araraquara, e prolongar esse bom futebol por mais tempo, sem sumiços na parte final do jogo.

Dias depois de vencer o Guarani por 1 a 0 com uma atuação ruim no Brinco de Ouro da Princesa, o Corinthians caiu para a Ferroviária, mas conseguiu mais elogios do que críticas. Sinal de que a sequência de dez jogos invictos era enganosa e tinha pouca valia neste momento da temporada.

Desta vez, o Timão perdeu, mas animou a Fiel. Com um time completamente modificado, o time corintiano mandou no jogo mesmo fora de casa no primeiro tempo. Escalado no 4-1-4-1, o Timão jogava numa espécie de 3-2-4-1, com um volante sempre iniciando as jogadas entre os zagueiros. Primeiro, com Camacho na função. Depois, com Xavier assumindo esse papel de iniciação.

Luan diante da Ferroviária — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Luan diante da Ferroviária — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Luan, que um dia antes havia dado uma entrevista cobrando mais oportunidades, fez um ótimo primeiro tempo. Depois, foi mantido em campo até os 40 do segundo tempo já sem mesmo vigor. O saldo, porém, foi positivo. Ele buscou o jogo, desarmou, rodou a bola, finalizou três vezes contra o gol do goleiro Saulo e deu a assistência para o gol de Camacho. Errou só cinco de 50 passes.

Mas o camisa 7 não foi o único motivo de esperança. João Victor, improvisado novamente como lateral-direito, e Raul Gustavo, zagueiro pela esquerda, tiveram atuação de destaque.

E até Otero, em fim de contrato, movimentou-se bastante e mostrou mais do que costuma pelo Corinthians. Jô, por outro lado, manteve-se apagado, o que deve abrir caminho para Cauê.

O problema do Timão em Araraquara foi não conseguir manter a regularidade, algo talvez até natural para um time tão modificado. O ritmo caiu, a Ferroviária se organizou bem e conseguiu empatar após uma vacilada de Xavier, que se privou do chutão e perdeu bola dentro da pequena área.

Foi também numa falha boba que veio a virada, já no fim. Cássio botou só Araos na barreira e, na cobrança, Xandão definiu a vitória de uma competitiva Ferroviária, que já havia criado vários lances de perigo no jogo, na maioria deles parando nas boas decisões do mesmo Cássio em saídas do gol.

Assista à análise de Ana Canhedo:

Ana Canhedo, setorista do Corinthians, analisa a atuação do Corinthians contra Ferroviária

Ana Canhedo, setorista do Corinthians, analisa a atuação do Corinthians contra Ferroviária

Do banco,Vagner Mancini mexeu no time com Roni, Gabriel Pereira, Ramiro, Adson e Araos. Nenhum deles conseguiu fazer o time retomar o nível do primeiro tempo. Ao menos, tiveram chance.

Ciente de que o Timão não fará grandes contratações em 2021, o torcedor do Corinthians se alegra quando vê coisas novas sendo testadas, seja com jogadores da base que ainda não ganharam chance ou com atletas que já pareciam esquecidos no elenco e que dão sinais de que podem renascer.

Vencer ou perder sempre é importante, mas o ano do Corinthians é mais do que isso. É importante que Mancini recupere os ativos do clube e encontre novos. O clube precisa apostar em vendas para recuperar seu poder de compra. Para que não fique fadado a ser “planta” em campeonatos futuros.

Quanto à derrota, nem há tempo para lamentação. A equipe agora faz dois jogos em casa: contra o São Bento, sexta, às 20h, e contra o Ituano, domingo, às 22h. Vem sequência para Luan?

Camacho em Ferroviária x Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Camacho em Ferroviária x Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias