Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: além de futebol, Abel Ferreira e comissão deram ao Palmeiras o direito de sonhar

Esse texto não vai falar de tática, estilo de jogo e nem vai mostrar campinhos com rabiscos indicando transições de jogadores em detalhes gráficos. Esta

Análise: além de futebol, Abel Ferreira e comissão deram ao Palmeiras o direito de sonhar
Análise: além de futebol, Abel Ferreira e comissão deram ao Palmeiras o direito de sonhar

Redação Publicado em 16/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h06


Não se sabe se o Verdão terá mais títulos na temporada de 2020, mas o time está forte na briga…

Esse texto não vai falar de tática, estilo de jogo e nem vai mostrar campinhos com rabiscos indicando transições de jogadores em detalhes gráficos. Esta análise sobre a classificação do Palmeiras para a semifinal da Libertadores e consequentemente sobre o trabalho de Abel Ferreira terá um aspecto mais simples, mas igualmente importante para o Verdão de hoje e dos próximos meses: o direito de sonhar.

Mesmo campeão paulista sobre o rival Corinthians, o Palmeiras entrou em uma crise que culminou na saída de Vanderlei Luxemburgo em outubro. Antes disso, atletas foram cobrados em um aeroporto, elenco e diretoria foram alvos de protestos e até bandeiras com o rosto dos jogadores foram rasgadas na porta da Academia de Futebol.

A chegada de Abel Ferreira não foi importante apenas para mudanças na qualidade e no estilo de jogo da equipe. A comissão técnica liderada pelo português trouxe aos atletas e também aos torcedores a esperança de evolução e de ambição. E o treinador ignora o protagonismo, elogiando o elenco.

Palmeiras venceu o Libertad e avançou à semifinal da Libertadores — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Palmeiras venceu o Libertad e avançou à semifinal da Libertadores — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Em outubro, quando Anderson Barros e Paulo Buosi foram ao Equador tentar a contratação de Miguel Angel Ramírez, havia um pensamento já para 2021. Por isso a necessidade de já ter o treinador no clube imediatamente e assim ganhar tempo no planejamento. O espanhol não voltou com os palmeirenses, que partiram para outro plano europeu.

Com os portugueses no dia a dia da Academia de Futebol, o Verdão fortaleceu seu projeto para o amanhã, mas passou a viver o hoje. Com resultados, com qualidade, com superação nas adversidades apresentadas por uma temporada marcada por incertezas e com sonho.

Não se sabe se o Palmeiras será ou não campeão da Libertadores. Nem se terá a oportunidade de jogar a decisão no Maracanã, no dia 30 de janeiro. Não há favorito em uma disputa contra River Plate, da Argentina, ou Nacional, do Uruguai, na disputa por uma vaga na decisão. Qualquer resultado será totalmente aceitável.

Técnico Abel Ferreira fala sobre classificação do Palmeiras para a semifinal da Libertadores

Técnico Abel Ferreira fala sobre classificação do Palmeiras para a semifinal da Libertadores

Mas o Verdão voltou a brigar e continua vivo não apenas na Libertadores como na Copa do Brasil, torneio no qual começa a semifinal na quarta-feira, contra o América-MG. Até no Brasileirão a briga é pelas posições mais altas da tabela de classificação. Ainda com problemas a serem corrigidos, mas também com um time com confiança até mais em destaque do que a parte física.

Antes criticado, Rony virou destaque. Quase negociado – mais de uma vez -, Gustavo Scarpa se transformou em decisivo. Praticamente esquecido, Emerson Santos virou opção para a zaga sem comprometer. Isso sem falar da regularidade em alto nível de atletas como Weverton e Gustavo Gómez.

Todos esses personagens contribuíram de alguma forma na vitória por 3 a 0 contra o Libertad, que mesmo com o placar elástico não teve facilidade. Weverton precisou salvar no começo do jogo para manter a vantagem a favor dos donos da casa. Só no segundo tempo que foi possível respirar um pouco mais aliviado, mesmo sem os paraguaios levando tanto perigo.

O Palmeiras de dezembro é a melhor versão de uma temporada que só vai terminar nos primeiros meses de 2021. E é assim que Abel Ferreira e sua comissão, com grande importância de Andrey Lopes na transição, vão trabalhar na sequência de jogos importantes.

Todos se permitindo sonhar um pouco mais.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias