Diário de São Paulo
Siga-nos

Ana Marcela Cunha será estrela de festival aquático em Campeonato Mundial

Campeã olímpica da prova dos 10km da maratona aquática em Tóquio, a baiana Ana Marcela Cunha será uma das estrelas do festival aquático que se somará ao

Ana Marcela Cunha será estrela de festival aquático em Campeonato Mundial
Ana Marcela Cunha será estrela de festival aquático em Campeonato Mundial

Redação Publicado em 16/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h18


Campeã olímpica dos 10km em Tóquio, baiana participará de prova da distância em Abu Dhabi, em dezembro, que valerá também para o circuito mundial de maratona aquática

Campeã olímpica da prova dos 10km da maratona aquática em Tóquio, a baiana Ana Marcela Cunha será uma das estrelas do festival aquático que se somará ao Campeonato Mundial de natação em piscina curta (25m), em Abu Dhabi, em dezembro. Ambos os eventos serão promovidos pela Fina (Federação Internacional de Natação).

Ana Marcela com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio — Foto: Reprodução

Ana Marcela com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio — Foto: Reprodução

Geralmente, o Mundial em piscina curta é um evento isolado apenas da natação, sem outras modalidades. Mas, para esta edição, a federação decidiu “bombar” a programação nos Emirados Árabes Unidos.

O cronograma teve adição de uma seletiva de high diving (salto de plataformas superiores a 20m de altura) e a última etapa do circuito mundial de maratona aquática, prova de 10km que terá Ana Marcela como principal atração.

A brasileira já venceu o circuito mundial e foi eleita seis vezes a melhor maratonista aquática do mundo.

Tóquio 2020: Ana Marcela Cunha – Ouro na Maratona Aquática

Nesta temporada, Ana Marcela disputou apenas a primeira etapa do circuito mundial, em Doha, no Qatar, que por sinal venceu. Como não participou da segunda etapa, em Ohrid, na Macedônia, atualmente é a quinta colocada na classificação geral (800 pontos). A líder é a francesa Oceane Cassignol, com 1.150.

Além da disputa em Abu Dhabi, Ana Marcela também vai nadar a etapa de Eilat, em Israel, algumas semanas antes.

Ao lançar o festival aquático em meio ao Mundial de natação em piscina curta, a Fina quis atrair atenção para o evento em um ano em que, originalmente, organizaria seu Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, com todas as modalidades (natação, maratona aquática, saltos ornamentais, polo aquático e nado artístico) presentes.

A pandemia, porém, fez com que houvesse um remanejamento no calendário, e o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, cuja próxima edição ocorrerá em Fukuoka (JAP), passou de 2021 para maio de 2022.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias