Zero casos: Kim Jong-un declara ‘sucesso brilhante’ na pandemia

Muitos países do mundo estão sendo afetados pela epidemia de Covid-19. Mas não é o que parece acontecer na Coréia do Norte. Ontem (02), Kim Jong Un, líder da

Diário de São Paulo -

Redação Publicado em 03/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h30

Ele disse que ‘impediu a invasão do vírus maligno e manteve situação estável’

Muitos países do mundo estão sendo afetados pela epidemia de Covid-19. Mas não é o que parece acontecer na Coréia do Norte. Ontem (02), Kim Jong Un, líder da nação, saudou o “brilhante sucesso” obtido – segundo ele – por seu país na luta contra o coronavírus com zero casos , informou, sexta-feira (03), a agência oficial KCNA.

Os comentários foram feitos em uma reunião do Partido dos Trabalhadores dedicada ao impacto da doença, enquanto o país, já extremamente fechado,  bloqueava ainda mais suas fronteiras.

“Previnimos meticulosamente a propagação desse vírus maligno e mantivemos uma situação antididêmica estável, apesar da crise mundial da saúde”, afirmou ele, segundo a agência.

“Permaneça em alerta máximo”

Apesar do “brilhante sucesso”, o país deve, no entanto, “permanecer em alerta máximo”, principalmente em vista dos novos surtos ocorridos nos “países vizinhos”, alertou Kim.

Medidas drásticas

A capital Pyongyang não relatou nenhum caso da doença Covid-19 – uma versão que os especialistas duvidam – mesmo quando o vírus que apareceu na China, país vizinho, se espalhou por todos os continentes.

A Coréia do Norte, no entanto, tomou medidas drásticas , impondo confinamento a milhares de pessoas. Um especialista da ONU alertou no mês passado sobre o aumento da insegurança alimentar como resultado do fechamento das fronteiras.

Mais de 40% da população já era considerada vulnerável, nesse sentido, antes da crise do coronavírus, com muitos casos de desnutrição.

IG

CORONAVÍRUS J.I PANDEMIA SPDIÁRIO DIÁRIOSP MEDIDAS DIÁRIO DE S. PAULO KIM SITUAÇÃO ESTAVEL ZERO

Leia também