Veja como retirar gratuitamente composto orgânico produzido a partir de resíduos de feiras livres em SP

Os resíduos orgânicos de feiras livres que são reaproveitados para compostagem pela Prefeitura de São Paul são disponibilizados gratuitamente para a população.

GRATUITAMENTE -

Redação Publicado em 05/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h13

O composto é utilizado como adubo no serviço de jardinagem em praças e áreas verdes da capital e também distribuído à população. Reduzir a quantidade de materiais orgânicos enviados a aterros sanitários é parte de compromissos assumidos pela prefeitura para reduzir emissão de carbono.

Os resíduos orgânicos de feiras livres que são reaproveitados para compostagem pela Prefeitura de São Paul são disponibilizados gratuitamente para a população.

O composto orgânico é utilizado como adubo no serviço de jardinagem em praças e áreas verdes da capital, além de ser distribuído a agricultores familiares e projetos sociais desenvolvidos por organizações não governamentais.

Para quem tem interesse em retirar o composto, basta entrar em contato com a prefeitura pelo email: compostagem@prefeitura.sp.gov.br.

A iniciativa, criada em 2015 na capital, oferece tratamento para restos de resíduos orgânicos de cerca de 180 feiras livres, equivalente a 17% do total de feiras que ocorrem na cidade. A meta é chegar a 600 delas.

Como funciona o projeto

Os agentes da prefeitura recolhem os resíduos diretamente com feirantes, após orientações das equipes de educação ambiental das empresas de varrição. Os feirantes que participam do projeto separam restos de frutas, verduras e legumes em sacos, em vez de descartá-los, o que reduz a quantidade de material orgânico em aterros sanitários, compromisso ambiental assumido pela prefeitura.

O material é recolhido por agentes de limpeza que encaminham os resíduos para pátios de compostagem da cidade. Ao todo, são cinco pátios em São Paulo. No local, eles são misturados com restos de poda de árvore picada e palha do transporte das frutas.

Após isso, são dispostos em canteiros e “alimentados” uma vez por semana. Depois de 30 dias é feita uma homogeneização do conteúdo do canteiro, que fica mais 30 dias em descanso. Ao final de 120 dias, o material é retirado, peneirado e está pronto para ser utilizado e distribuído para a população.

Endereços dos Pátios de Compostagem

Programa para zerar emissão de gás carbônico

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quinta-feira (3) a criação de um plano de ação climática que promete que a cidade zere a emissão de gás carbônico até 2050.

De acordo com a gestão municipal, o plano climático com 43 propostas de ações foi elaborado após a adesão ao compromisso proposto pela Rede de Cidades C40, em 2018, de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Plano de ação climática da Prefeitura de São Paulo. — Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

Compromissos assumidos pela prefeitura

Borra de café vira adubo poderoso depois de reciclagem de cápsulas de alumínio

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Agro DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO

Leia também