Sinal da Internet Wi-Fi melhora com alumínio no roteador, diz pesquisa

Cientistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do alumínio para aumentar o alcance do sinal de Wi-Fi. A pesquisa foi

Sinal da Internet Wi-Fi melhora com alumínio no roteador, diz pesquisa -

Redação Publicado em 09/11/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h04

Cientistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do alumínio para aumentar o alcance do sinal de Wi-Fi. A pesquisa foi inspirada em nada menos que a gambiarra com lata de refrigerante em volta da antena do roteador. O estudo resultou na criação de uma placa impressa em 3D com formato próprio para cada ambiente que, quando coberta com papel alumínio, melhora o alcance e a segurança da rede sem fio.

Chamado de WiPrint, o refletor desenvolvido em Dartmouth consegue moldar os feixes Wi-Fi com maior precisão. Assim, ele direciona o sinal para um local desejado (seu quarto, por exemplo) e evita que ele vá para uma área a ser evitada, como a casa do vizinho.

Mais dicas sobre Internet: saiba como os repetidores podem ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

O artigo completo relata testes com diferentes estilos de antenas direcionais e também com a latinha de refrigerante. Após uma série de repetições, a equipe de pesquisadores destrinchou o comportamento das ondas sob o efeito do papel alumínio, o que permitiu o desenvolvimento do programa para impressão 3D.

O sistema requer informações sobre o espaço em que o roteador está instalado, além dos pontos de acesso sem fio e a área de destino desejada. Com tudo isso, ele faz o cálculo e desenha a forma do refletor em apenas 23 minutos. Segundo os pesquisadores, o WiPrint pode aumentar a força do Wi-Fi em até 6 dB onde ele é desejado e reduzir o sinal em até 10 dB onde ele é indesejado.

Gambiarra com lata de alumínio para melhorar Wi-Fi tem eficiência comprovada por cientistas (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

“Com um simples investimento de cerca de US$ 35 e especificando os requisitos de cobertura, um refletor wireless pode ser customizado para superar antenas que custam milhares de dólares”, diz Xia Zhou, professora assistente de ciência da computação e líder do estudo.

Ele foi testado em vários roteadores, inclusive os que operam no novo padrão 802.11ac. De acordo com os pesquisadores, o resultado foi satisfatório em todos. A tecnologia traz como principais vantagens a maior segurança física do sinal, o baixo custo e a facilidade de uso para usuários leigos.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto jornal bom dia bauru jornal bom dia jundiai jornal bom dia marilia jornal bom dia sorocaba

Leia também