Secretaria descarta febre amarela como causa da morte de macacos em Votuporanga

A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) descartou nesta sexta-feira (24) a febre amarela como causa da morte dos três macacos encontrados neste mês na

Secretaria descarta febre amarela como causa da morte de macacos em Votuporanga -

Redação Publicado em 25/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 17h25

Três macacos foram encontrados mortos por moradores em três pontos da cidade. Vacinação foi intensificada após as mortes dos primatas.

A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) descartou nesta sexta-feira (24) a febre amarela como causa da morte dos três macacos encontrados neste mês na cidade. A secretaria recebeu os resultados negativos das amostras coletadas e encaminhadas para análise no IAL (Instituto Adolfo Lutz) em São José do Rio Preto (SP).

Equipes da Vigilância em Saúde foram acionadas ao encontrarem os macacos sem vida, e reuniram-se para coletar os materiais e investigar as causas da morte do animal. Os primatas foram encontrados na região central, leste e sul de Votuporanga.

Em todos os casos, mediante as suspeitas, as ações de bloqueio contra o mosquito foram aplicadas no entorno dos bairros onde os macacos foram encontrados. A vacinação da população também foi intensificada.

A prefeitura afirma que é importante a população se vacinar contra a febre amarela. O morador deve levar a carteira de vacinação em sua unidade para que o profissional de saúde tenha condições de avaliar a situação vacinal. A vacina é gratuita e está disponível nos Consultórios Municipais, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Se o morador encontrar algum macaco aparentemente adoentado, morto, ou já em estado de decomposição, não manter contato com o animal, e ligar imediatamente para a Vigilância Ambiental pelo 0800 770 9786.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também