Saiba por que diminuir as luzes do avião é uma importante medida de segurança

Durante os pousos e decolagens de um avião, tanto os comissários de bordo quanto os pilotos do avião realizam diversos procedimentos de segurança para

Saiba por que diminuir as luzes do avião é uma importante medida de segurança -

Redação Publicado em 16/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h13

Não, diminuir as luzes não é para deixar os passageiros mais calmos nos pousos e decolagens. Vai muito além disso; entenda

Durante os pousos e decolagens de um avião, tanto os comissários de bordo quanto os pilotos do avião realizam diversos procedimentos de segurança para certificar que nenhum tripulante ou passageiro se machuque enquanto o avião levanta voo ou pousa, porém um desses procedimentos passa despercebido até por quem viaja de avião com frequência, e ele é bem mais importante do que muitos possam imaginar.

shutterstock Os procedimentos de segurança que são orientados pela tripulação do avião devem ser seguidos para uma viagem segura.

O procedimento em questão é diminuir a intensidade da luz no avião. Por mais estranho que isso pareça, a medida de precaução é uma das mais importantes durante o pouso e a decolagem.

De acordo com o piloto de avião Patrick Smith, a intensidade da luz da aeronave é diminuida para que, em caso de emergência, os olhos dos tripulantes da aeronave e dos passageiros possam se acostumar com o escuro caso o avião enfrente algum tipo de problema, como uma pane elétrica ou algo do tipo.

Ele completa dizendo que os caminhos e as luzes de emergência também se tornam mais visíveis, ajudando tanto a equipe de voo quanto os passageiros a se orientarem.

shutterstock Em caso de turbulência ou problema técnico, siga as instruções da tripulação do avião.

Rohan Bhatnagar, outro piloto de avião, também explicou o motivo quando viu o questionamento no site Quora.

De acordo com o piloto, a possibilidade de uma aeronave se envolver em um acidente é muito maior durante os pousos e as decolagens, então para que o olho humano não tenha que se acostumar com a escuridão repentina caso haja algum tipo de acidente, a intensidade das luzes é diminuida, assim os passageiros podem seguir as instruções de evacuação do avião com mais segurança e sem confusão.

IG
Segurança VIAGENS AVIÃO

Leia também