Prova de Vida: conheça as maneiras de realizar o teste e não perder seus benefícios

-

Redação Publicado em 29/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h11

A Prova de Vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltou a ser obrigatória em 2022, após ficar paralisada devido às imposições geradas pela pandemia de Covid-19. Quem não a fez entre novembro e dezembro de 2021 deve concluí-la até quinta-feira (30).

O procedimento consiste na comprovação de que um cidadão ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Ele foi criado para proteger os contemplados pelo INSS de fraudes, além de evitar pagamentos indevidos. Por essa razão, a Prova de Vida deve ocorrer periodicamente.

De acordo com o Ministério da Economia, pessoas que são aposentadas, pensionistas ou recebem algum benefício do governo são obrigadas a realizar essa checagem. Caso contrário, o pagamento do benefício pode ser bloqueado e, posteriormente, cancelado depois de um longo tempo.

A Prova de Vida é feita com base no cruzamento de dados das plataformas do governo. Esse cruzamento serve para confirmar que o titular do benefício, nos dez meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia e administradas pelos órgãos públicos federais.

Geralmente, são usados diversos dados, como: votação em eleições; registro de transferências de bens; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS); ou renovação de documentos como RG, carteira de motorista ou passaporte.

O INSS estima que cerca de 3,3 milhões de segurados necessitam realizar a Prova de Vida anualmente.

Quem não realizou a Prova de Vida tem um prazo estipulado para regularizar sua situação. No caso de quem não fez o teste em novembro e dezembro de 2021 tem até o fim de junho.

Conheça as maneiras de fazer o procedimento:

Modo presencial

Tradicionalmente, o aposentado ou pensionista faz a Prova de Vida na agência bancária na qual recebe o benefício.

Basta comparecer ao balcão de atendimento da agência com o CPF, um documento com foto e o cartão do benefício.

No caso dos segurados que já tiverem a biometria bancária cadastrada, é possível usar qualquer caixa eletrônico para realizar o teste.

Por outro lado, é o órgão que paga os benefícios que define se o segurado poderá fazer a Prova de Vida presencial ou digitalmente.

Modo digital

Segundo o Ministério da Economia, a Prova de Vida pode ser feita no aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial. Dessa maneira, a ferramenta comprova que o usuário está vivo e envia essa informação para o órgão responsável pelo pagamento do benefício.

Conheça as etapas:

1º Baixe e acesse o aplicativo gov.br, e crie uma conta;
2º Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
3º Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
4º Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
5º Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
6º Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
7º Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
8º Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.
9º Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.

Caso os aposentados e pensionistas não tiverem dados suficientes para que essa comprovação seja efetuada, eles serão notificados sobre a necessidade de fazer a Prova de Vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

Nessas circunstâncias, o teste é feito presencialmente, no entanto o INSS deverá oferecer ao beneficiário independentemente da sua idade, meios para que a comprovação seja realizada sem a necessidade de deslocamento da própria residência.

Modo domiciliar

Aposentados ou pensionistas com 80 anos ou mais ou que tenham alguma dificuldade de locomoção podem agendar a visita de um servidor do INSS para a realização da Prova de Vida em casa.

Mas, em caso de problemas de mobilidade, o requerente precisa comprovar essa condição de saúde por documento médico, como atestado ou declaração emitida por um profissional competente. Segundo o governo federal, a visita favorece beneficiários sem procurador ou representante legal cadastrado.

O agendamento pode ser feito na central 135 ou pelo app Meu INSS ou outros canais disponíveis pelo INSS.

INSS Sus GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA ECONOMIA PROVA DE VIDA DESTAQUE APOSENTADO Pensionista

Leia também