Pequenas obras podem tornar imóveis mais arejados

É possível tornar os cômodos dos imóveis mais arejados sem a necessidade de instalar aparelhos de ar-condicionado.

Pequenas obras podem tornar imóveis mais arejados -

Redação Publicado em 26/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h30

Posição estratégica de janelas, uso de plantas e diferentes materiais utilizados em construções podem tornar ambientes mais ventilados e arejados.

É possível tornar os cômodos dos imóveis mais arejados sem a necessidade de instalar aparelhos de ar-condicionado.

As janelas são as principais entradas de ar e luminosidade de uma casa, de acordo com o arquiteto Leandro Madi. O segredo para que o ambiente se torne arejado não necessariamente é o tamanho da janela, mas a posição.

“Esta é a vantagem da gente jogar as janelas para o lado de onde o sol nasce. O ambiente fica fresco e apesar da luminosidade o sol não aquece o ambiente”, explica o arquiteto Leandro Madi.

O pé direito, que é basicamente a altura do teto dos cômodos, também é algo que faz muita diferença na circulação de ar. Quanto alto, mais fresco fica o espaço.

A escolha do material usado na construção é outro fator que influencia no conforto climático da casa. Em vez de tijolo e cimento, é possível utilizar placas de madeira e gesso.

Em vez de tijolos, o uso de madeira na construção civil também torna o ambiente arejado (Foto: Reprodução/TV TEM)

“Hoje em dia tem a opção de trabalhar com o fechamento da laje e a estrutura em isopor e isso também auxilia em relação ao conforto térmico”, finaliza o profissional.

Uma chácara de São José do Rio Preto (SP) teve o projeto da construção feito com base no sistema bioclimático. Um vitral com a figura do sol indica que os cômodos da casa foram construídos estrategicamente, pensando no calor e na luminosidade.

Vitral com desenho de sol indica que cômodos foram construídos estratégicamente (Foto: Reprodução/TV TEM)

“Voltamos para o leste a parte da cozinha, varanda e quartos. Para o norte tivemos a preocupação de fazer o sombreamento com o plantio de árvores”, conta o arquiteto Paulo Bispo.

O imóvel tem muitas janelas, o que proporciona a ventilação cruzada. Na sala onde bate um há mais sol, uma ideia simples e barata resolveu o problema do calor na varanda.

O forro da casa da chácara é de madeira e, para não ficar calor, uma manta acrílica foi colocada entre ele e o telhado para controlar a temperatura. São maneiras simples para tornar o ambiente mais agradável e fresco.

Para evitar que ambiente se torne quente, árvores são plantadas para controlar temperatura (Foto: Reprodução/TV TEM)

jornal bom dia jornal bom dia rio preto

Leia também