Moro diz que Bolsonaro usou sua presença para mostrar avanços contra corrupção

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro , afirmou que o governo de Jair Bolsonaro utilizou-se de sua presença

Diário de São Paulo -

Redação Publicado em 26/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h22

Entrevista foi concedida ao jornal britânico Financial Times

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro , afirmou que o governo de Jair Bolsonaro utilizou-se de sua presença dentro da equipe ministerial como desculpa para demonstrar que medidas anticorrupação estariam sendo tomadas dentro do governo. À publicação, Moro deixa claro, no entanto, que pouco foi feito pelo governo nesta direção. A agenda voltada ao combate à corrupção, segundo ele, vem sofrendo reveses desde a eleição de Bolsonaro, em 2018.

Segundo o ex-ministro, faltou vontade política do presidente para passar reformas importantes no Congresso Nacional sobre o tema.

Um dos pontos abordados na entrevista, o contexto em que se deu a saída de Moro do governo, com acusações de tentativa de interferência na Polícia Federal por parte do presidente, ganhou destaque. Segundo o ex-ministro, o presidente desejava ter acesso a documentos de investigações em andamento na corporação.

“Ele mudou o diretor da Polícia Federal sem pedir minha opinião e sem uma boa causa. Não acho que seja possível combater corrupção sem respeitar a lei a autonomia das instituições que investigam e denunciam crimes”, disse Moro.

O ex-ministro também comentou a proximidade do presidente com o Centrão, como é chamado o bloco de partidos conhecidos por oferecer apoio em troca de cargos políticos.

“No início, o governo parecia evitar esse tipo de prática (trocas para garantir apoio), mas hoje em dia eu não tenho certeza disso”, concluiu.

IG

Bolsonaro corrupção Moro J.I SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO

Leia também