Manequim sem um seio é colocado em vitrine de loja para conscientizar sobre câncer de mama

Para conscientizar sobre o câncer de mama, um manequim sem um dos seios foi colocado na vitrine de uma loja do shopping de São José do Rio Preto (SP).

Manequim sem um seio é colocado em vitrine de loja para conscientizar sobre câncer de mama -

Redação Publicado em 19/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 07h02

Para conscientizar sobre o câncer de mama, um manequim sem um dos seios foi colocado na vitrine de uma loja do shopping de São José do Rio Preto (SP).

Durante a campanha Outubro Rosa, o boneco representa milhares de pessoas que lutaram contra a doença.

As alterações do manequim de fibra de vidro foram feitas pela artista plástica Danila Pinheiro. O seio esquerdo foi retirado e uma cicatriz foi traçada pela profissional, em referência às mulheres que se submeteram à mastectomia.

“Lutar contra o câncer de mama torna uma mulher ainda mais forte” é a frase principal da campanha. “Minha cicatriz representa a esperança da cura. A renovação da vida. Por isso estou aqui, de peito aberto, para falar do assunto”, diz o texto ao lado do manequim.

Artesã Danila Pinheiro publicou sobre experiência em rede social (Foto: Reprodução/Instagram)

No início da semana, o manequim foi levado à loja e, segundo Haryston Sosso, gerente da empresa, as pessoas que veem a vitrine ficam impactadas com o boneco “diferente”. “Ninguém está acostumado a ver um manequim sem peito. É uma campanha chocante, nova e consciente”, diz.

“Algumas pessoas acham que estamos trocando a vitrine e, ao chegar perto, elas percebem o detalhe da mutilação e ficam curiosas. Já quando elas leem a campanha, chegam a se emocionar e até se lembram de alguém que teve a doença”, explica Haryston.

O manequim deve ficar na vitrine da loja até sexta-feira (20) para conscientizar sobre a importância do autoexame e da mamografia.

Campanha para conscientizar sobre o câncer de mama foi feita em Rio Preto (Foto: Haryston Sosso/Arquivo Pessoal)

Confira a mensagem completa da campanha:

“Eu não sou um manequim qualquer. Fui concebido em razão de uma causa nobre: representar as milhares de mulheres na luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo mundo. A boa notícia é que quando detectado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Daí a importância de se cuidar e fazer exames todo ano.

Por outro lado, o câncer pode surgir mesmo você se cuidando e mantendo hábitos saudáveis. Mas fique calma. O câncer pode até ser bem forte, mas acreditar na cura é bem mais.

E nada é tão importante do que ter essa consciência. Porque uma coisa é fato. O medo é uma reação de sobrevivência de qualquer ser humano. Mas a coragem é uma virtude presente em todas as mulheres.”

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também