O GP da Inglaterra, marcado para o próximo fim de semana, terá a estreia (e o teste) do novo formato de evento da F1, que usará uma corrida curta no sábado
Redação Publicado em 12/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h29
O GP da Inglaterra, marcado para o próximo fim de semana, terá a estreia (e o teste) do novo formato de evento da F1, que usará uma corrida curta no sábado para definir o grid da prova principal no domingo. E enquanto Lewis Hamilton crê que as corridas classificatórias serão entediantes, com os pilotos economizando equipamento, o diretor técnico da categoria, Ross Brawn, aposta em pilotos “indo com tudo” para a disputa.
– Temos encorajado uma corrida intensa o tempo todo. Fizemos tudo para que não segurem performance, sem escolhas de pneus que possam beneficiar um ou outro time. Eu estou otimista. Acho que será um grande evento, uma grande corrida. E acho que os pilotos vão com tudo. Não acho que Lewis e Max terão uma mentalidade diferente na primeira curva apenas porque é uma prova de classificação. Mas isso é o que vamos descobrir – aposta Brawn.
O britânico usou a parte final do GP do Azerbaijão para exemplificar como uma corrida curta pode ser emocionante. Brawn aposta também na natureza competitiva dos pilotos para que o novo formato seja repleto de ação.
– O mais fascinante de Baku (GP do Azebaijão) foi a pequena corrida que tivemos no final. Não creio que as corridas classificatórias serão tão emocionantes, porque são um pouco mais longas, então há mais tempo. Mas os pilotos disputam tudo, até corrida de carrinho de supermercado no estacionamento. Está na natureza deles querer superar o outro. E não há nada pior que ser superado. Mesmo que seja apenas uma corrida suporte à principal, acho que ficarão desesperados para vencer os rivais e mostrar quem é o melhor.
Mudança mais radical no formato das etapas nos últimos anos, as provas classificatórias vão provocar uma reformulação em todo o fim de semana: a sexta-feira passará a contar com apenas um treino livre e a classificação com três segmentos para a corrida do sábado – antecipada por um segundo treino livre.
Os resultados da corrida classificatória, encurtada em um trajeto de 100 km com cerca de 30 minutos, vão definir as posições de largada para a prova principal, mantida no domingo. Não haverá cerimônia de pódio, mas o vencedor da prova do sábado receberá um troféu e três pontos extras; valendo dois para o segundo colocado e um para o terceiro.
Embora drástica, a mudança deve ser pontual, para manter a exclusividade da corrida do domingo. O objetivo da proposta é tornar todo o fim de semana atrativo para o público. O vencedor da prova classificatória será computado nas estatísticas das pole positions.
.
.
.
Fontes: Ge – Globo Esporte.