Dia de São Pedro: decubra como o santo pode ajudar a fortalecer a fé

-

Redação Publicado em 29/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h20

Conhecido como o “santo das chuvas”, São Pedro foi um pescador que emprestou seu barco a Jesus Cristo para ele pregar à uma multidão de pessoas. Conta a cultura católica que, São Pedro teria ainda recebido as chaves do Reino dos Céus que simbolizam a autoridade que ele recebeu pelo próprio Jesus CristoO Santo foi considerado o primeiro Papa, príncipe dos apóstolos e padroeiro dos pescadores, porteiros e pedreiros.

Trajetória

Simão, mais conhecido como São Pedro, nasceu na Galileia e trabalhou como pescador ao lado de seu pai e de seu irmão, o apostolo André. Certo dia, desapontado por não ter obtido sucesso na pesca, encontrou-se com Jesus, que lhe pediu emprestado um de seus barcos para levar a palavra de Deus a uma multidão. No final da pregação, Jesus insistiu para que Simão tentasse pescar mais uma vez, mesmo cético quanto ao resultado do pedido, ele concordou em tentar e, para a surpresa de todos que ali estavam, Simão retornou com todas as redes cheias de peixes.

Neste dia, Jesus Cristo o nomeou como Pedro. Assim como cita o Evangelho de Mateus, no capítulo 16: “por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus“.

Mesmo testemunhando milagres e grande feitos de Jesus, na hora da Paixão, Pedro negou Cristo três vezes. Na descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, o Senhor tornou Pedro um pregador do Evangelho, mostrando que o poder divino estava em sua vida.

Ele é considerado o primeiro Papa da história porquê quando foi mandando para Roma, levou seus conhecimentos cristãos para muitas pessoas e, assim, construiu uma comunidade da qual se tornou bispo. Por ser denominado como o primeiro bispo de Roma, foi reconhecido como o primeiro Papa da história.

Orações a São Pedro

Para fortalecer a fé

“São Pedro apóstolo, por Jesus eleito para ser o rochedo sobre o qual se havia de construir a verdadeira igreja, abençoai e protegei o papa, os bispos e os cristãos do mundo inteiro. Concedei-nos uma fé autêntica e um grande amor à igreja. Amém.”

PUBLICIDADE

Pedido por proteção

“São Pedro, a vossa fraqueza humana vos levou a negar por três vezes o bom mestre; mas as vossas lágrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão. Ó grande santo, dai-me a graça de vencer as minhas fraquezas humanas e fazei que a vossa fé e o vosso amor para com Cristo sejam para mim o estímulo que me leve a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, tenho a certeza de que, quando eu morrer, vós me haveis de receber de braços abertos na porta do reino do céu. São Pedro, abençoai o papa, protegei toda a igreja, confirmai os irmãos na fé. Amém.”

Prece a São Pedro

“Apóstolo Pedro, de personalidade forte, impulsiva, totalmente fiel aos seus preceitos religiosos, bondoso e arraigado às palavras de Cristo, clamo a vós, já que estou numa fase difícil de minha vida e, creio que podes me orientar nesta cura divina (faça o pedido). Assim como tens a chave do céu, abra a minha alma para aceitar os vossos pensamentos maravilhosos. Se for atendido em meu pedido, darei glória incessantemente e prometo divulgar os seus milagres a todos os seres que necessitarem. São Pedro, rogai por nós!”. Reze um Pai-Nosso e um Credo.

Simpatia de São Pedro

Para acabar de vez com os problemas:

Abra a bíblia no Salmo 123 e leia-o em voz alta. Depois, anote a dificuldade pela qual está passando em um papel e coloque-o na página do salmo. Feche a bíblia e diga: “Pedro, Pedro, Pedro, a chave do céu é vossa, portanto, ajude-me no que estou necessitando. Assim seja”. Só retire o papel de lá quando resolver o que precisa.

DESTAQUE DIA DE SAO PEDRO SANTO DA CHUVA

Leia também