Aguirre encontra formação ideal na zaga e dá salto de rendimento no São Paulo

Jogo que Diego Aguirre chegou ao São Paulo, em março deste ano, ele demonstrou sua preocupação com o sistema defensivo. Com Rodrigo Caio, Arboleda, Anderson

Aguirre encontra formação ideal na zaga e dá salto de rendimento no São Paulo -

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h14

Com dois defensores, Tricolor sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos e é vice-líder do Brasileiro

Jogo que Diego Aguirre chegou ao São Paulo, em março deste ano, ele demonstrou sua preocupação com o sistema defensivo. Com Rodrigo Caio, Arboleda, Anderson Martins e Bruno Alves à disposição, nunca escondeu a satisfação por contar com zagueiros de alto nível, segundo sua avaliação. Mas ainda faltava o encaixe das peças.

Quatro meses depois, o time dá claras demonstrações de que o objetivo traçado pelo técnico uruguaio foi alcançado, principalmente depois que adotou com certa frequência a linha de quatro defensiva.

No últimos cinco jogos, o Tricolor sofreu apenas um gol – diante do Corinthians, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro –, e acumula nessa sequência quatro vitórias e somente um empate.

Arboleda é um dos pilares da zaga do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Para chegar a esses números, porém, Aguirre precisou ser ousado em algumas ocasiões e teve que administrar um possível mal-estar dentro do elenco. Isso porque, segundo o próprio treinador, não há a possibilidade de jogar com os quatro defensores, e alguém ficaria na reserva.

A solução para não desagradar nenhum dos lados foi o rodízio. Arboleda e Rodrigo Caio foram os escolhidos para iniciar. A formação não surtiu o efeito desejado, e Aguirre arriscou um sistema com três zagueiros logo em seus sexto jogo à frente da equipe. Nessa ocasião, o lateral-direito Éder Militão atuou ao lado dos dois defensores.

A escolha também não foi das melhores. O São Paulo foi eliminado na Copa do Brasil e tinha muitas dificuldades para vencer as partidas no Brasileirão.

No dia 22 de abril, no duelo diante do Ceará, pela segunda rodada do Brasileiro, a disputa por uma vaga no time ficou menos acirrada. Rodrigo Caio sofreu uma lesão no pé esquerdo e abriu espaço para os demais companheiros.

Rodrigo Caio se recupera de uma lesão no pé esquerdo (Foto: Juca Pacheco / saopaulofc.net)

De lá para cá foram foram 13 jogos disputados, sendo que em 12 a linha de quatro foi utilizada. O sistema com três zagueiros foi a campo apenas uma vez, no empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, pela quarta rodada do Brasileirão.

Nesse período, o São Paulo sofreu apenas uma derrota, empatou quatro vezes e venceu oito. Foram 12 gols sofridos, e o encaixe da linha de quatro defensores fez a equipe dar um salto de rendimento, chegando à 14ª rodada do Brasileiro com a segunda melhor campanha do torneio.

Além dos números, o que chama a atenção é como o rodízio proposto por Aguirre com Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins é equilibrado:

– O Aguirre sempre pede para todos estarem preparados. A gente sabe que vai precisar do grupo todo no campeonato. Isso é bom, porque mantém o nível, dá minutos de jogo para todos – afirmou Anderson Martins após a vitória do São Paulo sobre o Corinthians, no último sábado. Ele foi autor do primeiro dos três gols do time tricolor.

Anderson Martins fez seu primeiro gol com a camisa do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Nas últimas duas vitórias do clube – Flamengo e Corinthians – a dupla escolhida foi Anderson Martins e Arboleda. Isso não significa, porém, que eles estão garantidos para os próximos duelos.

Na próxima quinta-feira, o time volta a campo para enfrentar o Grêmio, pela 15ª rodada do Brasileirão, e uma nova formação pode pintar. Bruno Alves ainda não jogou após a parada para a Copa do Mundo, e espera sua chance para mostrar que também está preparado.

Bruno Alves aguarda chance para jogar após a parada para a Copa do Mundo (Foto: Marcos Ribolli)

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto jornal bom dia bauru jornal bom dia jundiai jornal bom dia marilia jornal bom dia sorocaba

Leia também