Cidade Mais Verde

Do transporte limpo à coleta seletiva: São Paulo avança para uma metrópole mais sustentável e arborizada

Com a maior frota sustentável do país, coleta seletiva universal e o plantio de 120 mil árvores, a metrópole acelera a agenda ambiental e vira referência em qualidade de vida

São Paulo atinge a marca histórica de mil ônibus elétricos em circulação, reduzindo emissões, economizando diesel e oferecendo transporte mais silencioso e confortável - Imagem: Divulgação / JFDiorio / SECOM

Redação Publicado em 13/11/2025, às 08h00

A cidade de São Paulo reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida, integrando uma série de ações que a consolidam como um modelo de metrópole cada vez mais verde. Os avanços abrangem desde a mobilidade urbana até a gestão de resíduos e a expansão de áreas verdes, unificando esforços sob a temática "São Paulo cada vez mais verde".

Marco na mobilidade sustentável

A capital paulista atingiu um feito notável ao colocar em circulação o milésimo ônibus elétrico de sua frota municipal. Com a adição de 60 novos veículos, a cidade passa a contar com um total de 1.009 coletivos movidos a energia limpa, sendo 820 a bateria e 189 trólebus, estabelecendo-se como a maior frota sustentável do país.

Esta expansão da frota elétrica proporciona uma economia anual estimada de 35 milhões de litros de diesel, fortalecendo as políticas de descarbonização e melhoria da qualidade do ar. A substituição dos ônibus a diesel evita a emissão de milhares de toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano, um impacto ambiental significativo. 

Os novos veículos também incorporam tecnologia de ponta para o conforto e segurança dos passageiros, como ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.

O 120º milésimo exemplar foi um pau-brasil plantado no Pateo do Collegio, marco simbólico no local onde a cidade nasceu e parte da programação que antecipa a COP30 | Imagem: Divulgação / JFDiorio / SECOM

Expansão verde e patrimônio histórico

A capital celebra o plantio de 120 mil árvores de espécies nativas do Estado de São Paulo, cultivadas em viveiros municipais, em um único ano. A marca alcançada reforça a principal meta do Programa São Paulo Mais Verde, que visa a expansão das áreas verdes e a implantação de bosques urbanos. O marco foi celebrado com o plantio simbólico de um pau-brasil no Pateo do Collegio, o ponto histórico de fundação da metrópole.

Os esforços de arborização são realizados por diversas frentes, incluindo a Divisão de Arborização Urbana e as 32 subprefeituras. Atualmente, a cidade conta com 120 parques públicos, e o planejamento municipal prevê a criação de mais áreas de proteção ambiental, com 11% do território declarado de utilidade pública em processo de se tornar área protegida, integrando a proteção ambiental ao desenvolvimento urbano.

Caminhões movidos a biometano percorrem as ruas de São Paulo, reduzindo emissões e transformando o lixo em energia limpa | Imagem: Divulgação / Barzaghi / SECOM SP

Coleta seletiva em 100% das ruas

A gestão de resíduos sólidos em São Paulo vem sendo consolidada como um modelo de referência, com a cidade sendo integralmente atendida pela coleta domiciliar seletiva. Atualmente, 100% das ruas da capital recolhem materiais recicláveis ao menos uma vez por semana. Para participar, o cidadão precisa apenas separar os materiais recicláveis e consultar no site oficial qual dia o caminhão passa em sua rua.

O foco da gestão é aumentar o volume de material efetivamente reciclado. O município, que produz cerca de 12 mil toneladas de resíduos por dia, tem investido em um amplo conjunto de ações que somam R$ 14 bilhões em investimentos, incluindo a construção de quatro Ecoparques e a implantação de Unidades de Recuperação Energética (UREs), que permitirão transformar resíduos em energia limpa.

Outro avanço significativo é a substituição dos caminhões de coleta a diesel por modelos movidos a biometano, um combustível renovável extraído dos aterros sanitários. A cidade já conta com mais de 200 veículos a energia limpa no setor de resíduos e tem a meta ambiciosa de chegar a 600 caminhões até 2027, eliminando completamente o uso de diesel na coleta de lixo. Cada caminhão movido a biometano evita o consumo de 35 mil litros de óleo diesel por ano, o que representa um ganho ambiental substancial.

O serviço de coleta destina prioritariamente os resíduos para 29 cooperativas de reciclagem habilitadas, que recebem 100% do lucro da venda dos materiais, gerando renda para cerca de 940 famílias de cooperados. O apoio às cooperativas é concreto, com 14 delas funcionando em terrenos cedidos pelo município e outras tendo o aluguel pago, além de receberem capacitação e infraestrutura.

Os resíduos remanescentes são encaminhados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital, que contam com maquinários europeus e são operadas por cooperativas. São Paulo é a única cidade da América do Sul a possuir esse sistema de triagem mecanizada, capaz de processar 500 toneladas de materiais por dia. Além da coleta domiciliar, a população tem à disposição milhares de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade para o descarte correto de recicláveis.

Clique aqui e acesse o site para consultar os dias e horários da coleta seletiva em sua região.

sustentabilidade RECICLAGEM MOBILIDADE biometano ônibus descarbonização

Leia também