Eleições 2024

Governador de SP diz ter precipitado mensagens do PCC em apoio a Guilherme Boulos

Candidato do Psol chamou a ação de " laudo falso do segundo turno", Guilherme tomará as medidas cabíveis

Governador de SP diz ter precipitado mensagens do PCC em apoio a Guilherme Boulos - Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

Maria Clara Campanini Publicado em 27/10/2024, às 15h50

Na manhã deste domingo (27), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez uma declaração controversa que agitou o cenário político no segundo turno das eleições municipais. Segundo o governador, conversas interceptadas por serviços de inteligência indicaram que membros de uma facção criminosa teriam orientado eleitores a votar em Guilherme Boulos, candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa após Tarcísio votar na Zona Sul da cidade.

A suposta comunicação entre criminosos e eleitores, de acordo com Tarcísio, teria sido captada por meio de operações de inteligência e estaria sendo compartilhada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que as medidas cabíveis fossem adotadas. O g1 entrou em contato com o TRE-SP afirmou não ter recebido qualquer relatório ou informação oficial sobre tais alegações.

Apesar das tensões geradas pelas declarações de Tarcísio de Freitas, as autoridades destacaram que as eleições ocorreram sob forte esquema de segurança. O policiamento foi reforçado especialmente nas áreas onde houve segundo turno, com apoio das unidades do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e Choque.

O que disse Guilherme Boulos:

O pronunciamento do governador gerou reações imediatas. Guilherme Boulos, através de suas redes sociais, refutou as acusações, classificando-as como "o laudo falso do segundo turno". O candidato destacou a gravidade das declarações feitas sem evidências concretas e ressaltou que sua equipe jurídica já está tomando as providências legais contra o governador e outros envolvidos na disseminação do que chamou de mentira.

A situação também provocou a manifestação da bancada de deputados da Federação PT/PCdoB/PV, que expressou repúdio às declarações do governador. Em comunicado, a bancada criticou o uso da máquina pública para veicular insinuações infundadas no dia das eleições e anunciou que buscará justiça para responsabilizar os autores dessas alegações.

Até o momento da publicação desta reportagem, a assessoria do governador e a Secretaria da Segurança Pública não responderam aos pedidos de esclarecimento sobre as alegações apresentadas por Tarcísio. Em um ambiente político cada vez mais polarizado, essas acusações vêm somar-se ao clima tenso que tem marcado o pleito eleitoral na maior cidade do país.

eleições PCC votação Tarcísio de Freitas 2024 Guilherme Boulos

Leia também