PF cumpre mandados na 5ª fase de operação contra tráfico internacional de drogas por Viracopos

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta segunda-feira (25), mandados de busca e apreensão na quinta fase da Operação Overload, que apura o tráfico

PF cumpre mandados na 5ª fase de operação contra tráfico internacional de drogas por Viracopos -

Redação Publicado em 25/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h33

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta segunda-feira (25), mandados de busca e apreensão na quinta fase da Operação Overload, que apura o tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a corporação, o foco desta fase está centrado em crimes de lavagem de dinheiro praticados por um dos investigados e familiares dele.

No total, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Mato Grosso e dois em São Paulo. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Campinas. A fase recebeu o nome de Lavaggio II. A operação Overload foi deflagrada no dia 6 de outubro de 2020 e revelou um complexo esquema de tráfico por Viracopos. Na ocasião, 32 pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia Federal, a família, que mora em Mato Grosso, utilizava a logística do Aeroporto de Viracopos para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa. A corporação inclusive já identificou movimentações financeira incompatíveis com a renda declarada, além da compra de joias, relógios, carros de luxo, apartamentos, empreendimentos imobiliários e uma fazenda.

A investigação tenta aprofundar as apurações sobre os crimes de lavagem de dinheiro e identificar, além de bens adquiridos com dinheiro ilícito da quadrilha, outros envolvidos que tenham autorizado o uso de seus nomes para ocultar o esquema. Uma pessoa também foi presa nesta segunda-feira (25) em um mandado derivado da operação Ake – a 2ª fase da Overload.

Os outros desdobramentos da Overload foram as operações Ake, Lavaggio e Airline, que deram seguimento às investigações. No total, 27 pessoas estão presas. Quatro dos investigados estão foragidos.

Polícia Federal faz desdobramento da operação Overload nesta segunda — Foto: Divulgação/Polícia Federal
polícia J.I SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também