Violência Policial

VÍDEO: PMs agridem idosa asiática no centro de São Paulo

O episódio, registrado em vídeo, mostra a idosa resistindo à abordagem violenta de três policiais militares no centro da cidade

Secretaria de Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o incidente - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

William Oliveira Publicado em 24/06/2025, às 11h04

Um incidente envolvendo três policiais militares e uma idosa de origem asiática, ocorrido na região central de São Paulo, tem gerado ampla repercussão nas redes sociais. A ação, registrada em vídeo por uma influenciadora digital na segunda-feira (23), revela um momento de violência e tensão, quando um dos policiais chuta o carrinho de feira da mulher, que já se encontrava caída ao chão.

O episódio se deu na Rua Florêncio de Abreu, tradicional via do centro histórico da capital paulista. Nas imagens, é possível ver a idosa sendo abordada por um policial que lhe ordena: “vem com o carrinho”. Ela se recusa e tenta proteger o objeto, enquanto carrega uma sacola com pepinos.

Diante da insistência dos agentes em retirar o carrinho de suas mãos, a mulher decide deitar-se no chão em ato de resistência, chegando a desferir um chute em um dos policiais. A situação se agrava quando a idosa começa a falar em uma língua estrangeira e gesticula com os agentes. Um dos PMs responde: “A senhora está no Brasil e tem que seguir as leis do Brasil.”

Logo em seguida, ela se levanta, ajoelha-se na via pública e, em um gesto de desespero, arremessa o carrinho contra um dos policiais, que o chuta com força e o apreende em seguida.

Confira:

▶️ PMs fazem abordagem violenta contra idosa no centro de SP

Três PMs cercaram idosa e um deles chutou o carrinho de feira dela durante abordagem no centro de SP. Vídeo gerou revolta nas redes sociais

Leia: https://t.co/UgApceZqm2 pic.twitter.com/tZDjS2irTh

— Metrópoles (@Metropoles) June 24, 2025

 

A cena, marcada por truculência, indignou milhares de internautas. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) compartilhou o vídeo em seu perfil no Instagram e criticou duramente a ação policial:

“Em vez de combater o crime de verdade, atacam os ambulantes, tratam trabalhador como bandido e enchem as calçadas de violência.”

Também a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL), manifestou repúdio ao episódio em suas redes sociais, declarando: “É absurdo! Imagens que estarrecem e revoltam. Até quando essa barbárie será institucionalizada?”

Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não se manifestou oficialmente sobre o caso.

direitos humanos abuso de autoridade segurança pública REPRESSÃO Polícia Militar Centro de São Paulo Violência policial Guilherme Boulos vídeo viral Luiza Erundina ação truculenta ambulante agredida Rua Florêncio de Abreu

Leia também