Alagamentos e queda de energia: São Paulo enfrenta tempestade com risco de granizo

Uma forte tempestade atingiu São Paulo, deixando 179.667 imóveis sem energia elétrica, com 140.997 na capita

A estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna foi inundada, com passageiros lutando para se manter em segurança durante a correnteza. - Imagem: Reprodução | X (Twitter)

Marina Milani Publicado em 24/01/2025, às 16h52

Na tarde desta sexta-feira (24), uma forte tempestade atingiu a cidade de São Paulo, resultando em 179.667 imóveis sem energia elétrica na Grande São Paulo, dos quais 140.997 estavam localizados na capital, conforme informado pela Enel.

A estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul do metrô, foi severamente afetada pelo alagamento, levando passageiros a se agarrarem nas grades para evitar serem arrastados pela correnteza. Um vídeo registrado por um dos usuários ilustra a situação crítica, mostrando cerca de 20 pessoas tentando se manter em segurança enquanto a água invadia o espaço.

Por volta das 15h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura declarou estado de atenção para alagamentos em todas as regiões da cidade. A Defesa Civil emitiu alertas de emergência para os moradores afetados, notificando-os via SMS sobre a gravidade da situação.

Imagens enviadas à TV Globo mostraram a Avenida Sumaré, na Zona Oeste, completamente alagada. Além disso, a Linha 1-Azul do metrô enfrentou goteiras dentro dos vagões e várias estações tiveram sua circulação prejudicada. O sistema Paese de ônibus foi acionado para atender à demanda emergencial. Também foi reportado o desabamento de parte do teto no shopping Center Norte durante a tempestade.

O CGE explicou que as condições climáticas foram favorecidas pela combinação da brisa marítima com o calor e alta umidade atmosférica, resultando em chuvas intensas que se espalharam pela cidade. Radar meteorológico indicou a possibilidade de granizo nas Zonas Norte, Leste, Oeste e no Centro.

O órgão ainda advertiu sobre os riscos associados ao clima instável, incluindo rajadas de vento, alagamentos e quedas de árvores. As áreas que entraram em estado de atenção foram: Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul, Zona Sudeste, Centro e marginais Tietê e Pinheiros.

Os ventos também causaram preocupação, com registros atingindo 46,3 km/h no Aeroporto de Guarulhos e 27,8 km/h nas estações meteorológicas de Capela do Socorro e Perus.

A previsão indica que temporais devem continuar nos próximos dias, especialmente entre o final da tarde e o início da noite. Uma frente fria esperada para chegar ao litoral paulista no domingo (26) poderá intensificar as chuvas. Durante o sábado (25), dia do aniversário de São Paulo, as temperaturas devem variar entre 21°C e 32°C, mantendo um clima abafado com chances de chuvas típicas de verão.

No domingo, os paulistanos podem esperar chuvas moderadas a fortes desde a manhã, com um potencial significativo para alagamentos e transbordamentos nos rios e córregos da região metropolitana.

ventos fortes Guarulhos CGE estado de atenção CGE alerta meteorológico Defesa Civil alertas imóveis sem energia tempestade em São Paulo frente fria litoral paulista previsão de temporais

Leia também